Como Escalar no Facebook Ads Para R$10.000 a 30.000 Por Dia Em 12 Meses Ou Menos

Usando Só 1 Campanha e 2h Por Semana Gerenciando Anúncios

Escrito por: Vinícius Greco
Atualizado em: quinta-feira, 28 novembro 2024

Sumário

Esse é um guia sobre como escalar no Facebok Ads usando apenas uma campanha e menos de 2 horas por semana dentro do Gerenciador de Anúncios alavancando a IA da Meta.

Cases Reais de Sucesso

Exemplo recente de cliente onde foi implementado esse método: 

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha

Dashboard no Looker Studio integrado em tempo real com as métricas de Meta Ads

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 4

Apenas 1 campanha de Vendas no Meta Ads responsável pelos resultados

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 2

Total de vendas na plataforma da loja na Shopify.

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 5

Gestão do tempo gasto dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook: 7 horas e 26 minutos
em todo o mês de Setembro (1 hora e 52 minutos em média por semana). Software: ClickUp.

Mais exemplos abaixo:

Isso Serve Para Quem?

  • Se você é um empreendedor ou empreendedora que está tentando chegar ao seu primeiro R$1.000.000;

  • Se você já tem um negócio digital faturando pelo menos 10-20k/mês, e quer chegar aos 10-20k/dia;

  • Se você quer parar de perder horas e horas dentro do Gerenciador de Anúncios todos os dias e ter mais tempo livre para você no dia a dia;

  • Se você é gestor de tráfego e quer dar mais resultado para seus clientes enquanto você mesmo trabalha menos;

  • Se você tem medo de ficar desatualizado no mercado de tráfego e anúncios e quer saber o que está funcionando hoje;

  • Se você tem medo de ficar patinando por anos com seu negócio e nunca sair do lugar;

  • Se você já trabalhou (ou ainda trabalha) com agências de marketing usando métodos obsoletos e sentiu que foi um desperdício;

  • Se você acredita que o segredo do sucesso nos negócios está na sua comunicação, posicionamento e oferta ao invés de botões no Gerenciador;

  • Se você suspeita que todo mundo está usando/ensinando métodos antiquados de rodar anúncios e que há “algo a mais” por aí;

  • Se você odeia gastar horas com tarefas operacionais ao invés de se dedicar ao estratégico no seu negócio.

Se você se identificou com pelo menos uma das situações acima, então isso é definitivamente para você.

E Isso NÃO É Para Quem?

  • Para quem ainda não tem noções básicas de marketing digital;

     

  • Para quem nunca fez nenhuma venda no digital e está saindo do absoluto zero;

     

  • Para quem ainda não tem um negócio (no mínimo um MEI);

     

  • Para quem não tem ambição e vontade de ganhar muita grana;

     

  • Para quem tem a mentalidade conservadora e não está disposto a deixar para trás modos ultrapassados de rodar campanhas;

     

  • Para quem trabalha com afiliação, marketing multinível ou outros modelos onde você não tem nenhum controle sobre o negócio;

     

  • Para quem prefere perder tempo no operacional ao invés de focar em funções mais estratégicas do seu negócio.

     

Se você se enquadra em pelo menos um dos casos acima, isso não é para você.

Perguntas e Respostas Rápidas

  • Isso também funciona para dropshipping?

    Sim, funciona. A única diferença entre dropshipping e ecommerce tradicional é a parte logística e pós-venda. Toda a estratégia de marketing antes disso é igual para ambos.

 

  • Isso serve para produtos digitais/infoprodutos?

    Sim, toda a estratégia e metodologia que será explicada aqui também pode ser aplicada para infoprodutos com pequenas modificações. Eu irei focar a comunicação aqui em ecommerce porque é onde sou especialista e já tenho dezenas e dezenas de cases de sucesso.

     

  • Isso funciona para negócios locais ou profissionais autônomos (ex: médico, dentista, advogado, contador, hotel, imobiliária, etc.)?

    Sim, funciona perfeitamente. De fato, você verá que esse é o melhor método que existe para rodar anúncios para esses negócios, visto que se gasta o mínimo de tempo possível trabalhando dentro do Gerenciador de Anúncios. Assim, você pode gastar o máximo de tempo possível entregando valor para seus clientes.

A Verdade É Essa:

Você pode escalar seu faturamento para R$10.000 a R$30.000 por dia (e além) em até 12 meses usando só 1 campanha no Meta Ads e trabalhando menos de 2h por semana dentro do Gerenciador de Anúncios.

Porém, a maioria dos anunciantes perde tempo demais gerenciando múltiplas campanhas e conjuntos de anúncios sobrepostos na Meta, procurando por “públicos milagrosos”, “hackzinhos” e “botões secretos” dentro das plataformas.

Sou o primeiro no Brasil a trabalhar com essa metodologia disruptiva que aumenta gradativamente o faturamento de um ecommerce através de marketing raiz alavancado por IA, enquanto reduz o tempo gasto no operacional e no Gerenciador.

Ter liberdade rodando Facebook Ads

O jeito ultrapassado vs o jeito novo de rodar anúncios no Facebook Ads

Se preferir, pode pular diretamente para o passo a passo do método, clicando aqui. Ou, caso queira saber mais sobre minha história e como desenvolvi esse método, continue lendo abaixo (opcional).

Quem Sou Eu Para Afirmar Tudo Isso?

Eu sempre gostei mais de ser low-profile, nunca fui de ficar me exibindo muito. 

Mas caso queira saber mais sobre mim, vou te contar meu background e o que já fiz, para você entender que já estou neste game há alguns anos.

Para aqueles que não me conhecem, meu nome é Vinícius Greco e sou engenheiro de produção. Me formei na USP em 2017. Também fiz 1 ano de intercâmbio na California Polytechnique State University nos EUA.

Depois de trabalhar em uma das maiores empresas do Brasil, ganhei uma bolsa de estudos do governo holandês e fui fazer Mestrado em engenharia mecânica na University of Twente, na Holanda, por 2 anos.

Minha história

Após me formar no Mestrado, voltei para o Brasil em 2020 e recebi uma proposta para trabalhar como trainee numa empresa multinacional em Portugal.

Mas foi aqui onde tive uma grande reviravolta… 

Voltando um pouco. Em 2018-19, em paralelo ao mestrado, estava lendo uma série de livros sobre empreendedorismo.

Trabalhe 4 Horas Por Semana, The Lean Startup, The $100 Startup, Estratégia do Oceano Azul, Zero to One, Launch, The Millionaire Fastlane… 

A vontade de empreender nasceu. Comecei a estudar muito sobre marketing digital.

Aprendi o básico de sites, domínios, hospedagens, criei meu primeiro blog (ficou tão desajeitado que faz o Mr. Bean parecer um mestre da elegância), me afiliei a alguns produtos, e fiz uma única venda. 

No fim de 2019, sendo um grande entusiasta de academia e dietas, iniciei um projeto chamado hackabody, onde ajudava as pessoas com dicas e orientações sobre o mundo fitness. Ao longo de quase 1 ano, criei diversos conteúdos, dei consultorias e até escrevi um livro digital de mais de 200 páginas, meu primeiro infoproduto, que gerou algumas dezenas de vendas.

Minha história na hackabody

Ao voltar para o Brasil em 2020, já tinha uma grande bagagem de marketing digital. 

Quando recebi a proposta de trainee na multinacional portuguesa, eu já havia começado um novo negócio de dropshipping, que estava tendo suas primeiras vendas.

E foi aí que eu tomei a decisão mais importante da minha vida até hoje: rejeitei a proposta de trainee

Abandonei de vez o caminho tradicional (escola -> faculdade -> pós-graduação -> CLT).

Queimei a ponte…

E decidi focar 100% no meu negócio de dropshipping. 

Então, ao longo de 2021, cresci meu negócio para mais de R$100k/mês

Aprendi tudo o que o mercado me exigiu: como criar lojas, landing pages, escrever copy, fazer criativos, subir novas contas de anúncios, testar novas ofertas, gerenciar campanhas, atender clientes, resolver problemas, contabilidade, notas fiscais, fazer contingência…

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 4

Meu primeiro case de sucesso: minha própria loja, que chegou a faturar mais de 400k só em Outubro de 2021.

No começo de 2022, já havia faturado mais de 1M (um milhão de reais) em vendas com meu negócio, desde o início. 

Fui indo cada vez mais fundo, aprendendo cada vez mais além do básico…

Google Ads, Youtube Ads, Tiktok Ads, Taboola Ads, email marketing, CRO, UX, automações, advertoriais, VSLs…

Além de testar tudo na prática no meu negócio, também sempre paguei cursos e mentorias para estar por dentro do que funcionava melhor no mercado. 

Já havia gastado cerca de R$20.000 – R$25.000 em cursos digitais e mentorias para aprimorar meu conhecimento até então.

Nesse ponto, eu mesmo comecei a ajudar outros donos de lojas de ecommerce e alunos de cursos que eu participava a escalarem seus negócios. 

De vez em quando, um ou outro lojista me procurava para pedir uma dica rápida no negócio deles… 

Quando um amigo de um parente meu me procurou solicitando uma mentoria individual minha, eu nem sabia o quanto cobrar por isso. 

Acabei falando para ele que eu faria 6 aulas por R$997, achando que ele ia desistir… (Hoje, você jamais encontrará uma Mentoria Individual minha tão barata assim)

Ele aceitou de boa. 

E foi a primeira vez que eu fui mentor de alguém no mercado de marketing digital.

Primeira vez que fui mentor

A cada aula que eu dava, ele estava sempre empolgado com tudo que eu ensinava e saia aplicando tudo. 

Só não mais do que eu.

Uma chave girou na minha cabeça…

Senti como se fosse o Indiana Jones prestes a desvendar um tesouro escondido.

Comecei a rever todas as minhas motivações e aspirações pessoais e profissionais.

Descobri que o que mais me preenchia e me deixava satisfeito na vida naquele momento era ajudar outros empresários. 

Ensinar tudo o que eu aprendi e continuo aprendendo todos os dias. 

Essa era a minha nova missão… 

Meu novo propósito.

Desde essa realização, mudei totalmente meu foco para ser um profissional de marketing de performance e growth hacker.

Growth Hacker e Gestor de Performance

E como já fui dono de uma loja virtual, estou numa posição privilegiada para ajudar donos de operações de ecommerce.

Afinal, conheço todas as dores, desejos e desafios desse mercado melhor do que qualquer outro profissional de marketing que nunca sujou as próprias mãos.

Hoje, trabalho exclusivamente como gestor, mentor e consultor de marcas de ecommerce e outros segmentos para alavancar seu faturamento e resultados.

Nesses 4+ anos de mercado no digital, já trabalhei com mais de 50 clientes espalhados por 4 continentes…

Tendo já gerenciado mais de 4 milhões de reais de verba em anúncios…

E já ajudado meus clientes a faturarem mais de 21 milhões de reais ao todo.

Apesar de já ter um belo know-how e experiência nesse mercado, constantemente busco novos conhecimentos diretamente dos maiores players do Brasil e do mundo.

Vinícius Greco junto com Lucas Renault

Junto com o Lucas Renault, um dos maiores players de gestão de tráfego de todo o país. Paguei R$15.000 para fazer parte da Mentoria dele e valeu cada centavo.

Meu propósito é sempre estar à frente das mudanças no digital para dar mais resultados para meus clientes. O que me leva ao próximo ponto…

Por Que Esse Método de Como Escalar no Facebook Ads É Diferente De Tudo Que Você Já Viu Antes

Você pagaria R$25.225,50 por conhecimento?

Essa foi a conversão de 5.000 USD para BRL que eu paguei para ter acesso a um conhecimento privilegiado que ninguém mais tem em todo o Brasil ainda.

Paguei mais de R$30.000 para aprender com o melhor de Facebook Ads mundial

Isso fora os impostos pagos pela importação de serviços…

R$1.357,13 de IOF:

Paguei mais de R$25.000 por consultoria de facebook ads

Além de:

  • R$3.880,74 de ISS
  • R$470,39 de PIS
  • R$2.166,65 de COFINS
  • R$2.426,75 de CIDE
  • R$703,75 de ISS
Quase R$10.000 de impostos

No total, paguei R$36.230,91.

Para qualquer um, seria insanidade pagar tanto assim apenas por acesso a conhecimento. Mas não para mim. 

Eu paguei tudo isso com um sorriso no rosto.

Pois sei que investir em conhecimento é a única coisa que te traz retornos exponenciais de volta.

E enquanto todo mundo no Brasil está se degladiando com as mesmas estratégias de um Oceano Vermelho e regurgitando os mesmos métodos ultrapassados de Facebook Ads de 2016…

Eu obtive o conhecimento de um Oceano Azul direto da fonte.

Uma fonte que já gerou mais de 1 bilhão de dólares em receita e já gerenciou mais de 1 milhão de dólares por dia em anúncios para marcas como Nissan, New Balance, CBS, Activision, Levi’s e muitas outras.

E não só isso…

Esse conhecimento foi criado em conjunto com a própria equipe de engenheiros do Facebook em 2018.

Literalmente, direto da fonte.

E essas ferramentas têm estado à disposição de todos os anunciantes por todo esse tempo, melhorando cada dia mais. 

Só que ninguém no Brasil soube usá-las direito…

Até agora.

Agora que você conhece meu background, sabe que estou nas trincheiras do marketing digital, e ainda que eu posso te fornecer o conhecimento mais avançado que existe sobre Facebook Ads…

Se você quer mudar os seus próprios resultados, você precisa ler com atenção tudo o que vai vir a partir de agora até o final com a mente aberta.

Afinal, será algo disruptivo que irá contra tudo o que você ouve de Facebook Ads por aí (e que não funciona mais).

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Passo A Passo De Como Escalar No Facebook Ads

1) O Ativo Mais Valioso Do Facebook

“Meu precioso.” – Gollum

A primeira coisa que você precisa entender é como o modelo de negócios do Facebook funciona (aqui neste guia irei usar os termos “Facebook” e “Meta” intercambiavelmente para nos referir à mesma empresa).

Isso pode parecer básico, mas mesmo assim, 99% dos anunciantes (incluindo os mais profissionais do mercado) escolhe ignorar isso, ou simplesmente esquece:

Como funciona o modelo de negócios do facebook ads

O ativo mais valioso do Facebook são seus dados.

Que são fornecidos por seus usuários.

De certa forma, podemos afirmar que o ativo mais valioso do Facebook são seus usuários, visto que usuários = dados.

Não é à toa que o Facebook se tornou uma das maiores empresas de todo o mundo.

Ele tem trilhões de pontos de dados de mais de 3 Bilhões de pessoas ao redor do mundo com mais de 10 anos de histórico.

Portanto, escreva isso num papel, emoldure e pendure em um quadro acima do seu computador:

“Tudo o que o Facebook faz visa proporcionar uma melhor experiência aos seus usuários.”

Seu CPM está alto?

Adivinha: você não está proporcionando uma boa experiência aos usuários do Facebook, portanto, está sendo punido por isso com CPMs mais caros.

Sua conta foi bloqueada?

É porque seu conteúdo não está proporcionando uma boa experiência aos usuários.

Você tem um anúncio que não está gastando verba?

Isso não é à toa. É porque o algoritmo detectou que esse anúncio proporciona uma experiência ao usuário inferior a de outro anúncio.

A experiência do usuário é rei no Facebook.

2) Trate O Facebook Como Seu Sócio.

“O ganha-ganha é uma crença na Terceira Alternativa. Não é do seu jeito ou do meu jeito; é um jeito melhor, um jeito mais elevado.” – Stephen Covey

Depois do que você viu acima, pode parecer que a Meta está pouco se importando com os anunciantes…

…afinal, só os usuários importam, não é mesmo?

Muito pelo contrário. 

Reveja a imagem do modelo de  negócios do Facebook novamente.

Os anunciantes são uma peça fundamental nesse modelo. Ora, sem eles, a Meta não ganha dinheiro.

97,5% da receita da Meta vem de vender anúncios (Investopedia, 2023).

O que a Meta mais quer é que os anunciantes invistam muito dinheiro na plataforma e cresçam.

Quanto mais os anunciantes crescerem, mas a Meta cresce junto.

O que a Meta não quer é que os anunciantes atrapalhem a experiência do usuário final à custa do crescimento.

Para quem já leu o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey, sabe que há 4 tipos possíveis de relação entre duas partes.

ganha-ganha no facebook ads (1)

Vamos ver como cada uma delas se aplica à sua relação com o Facebook:

  1. Perde-Perde: a pior situação possível. Aqui, você faz anúncios ruins, que proporcionam uma má experiência aos usuários do Facebook, E, ao mesmo tempo, eles não convencem ninguém a comprar. Você não vende. Ambas as partes se prejudicam.

  2. Perde-Ganha: aqui, você faz anúncios altamente engajantes, que proporcionam uma boa experiência aos usuários da plataforma. Baixos CPMs. Mas você não vende. É o que acontece se você só posta memes, sem fazer CTAs. Ou só roda campanhas de engajamento. Você perde, a plataforma ganha.

  3. Ganha-Perde: aqui temos o cenário inverso do anterior: você faz anúncios extremamente agressivos, usando copys e promessas fortes, além de visuais apelativos, que geralmente resultam em anúncios rejeitados e bloqueios. Ou, se não é isso, você é recompensado com CPMs absurdos de altos. Você até consegue vender bem em baixa escala, mas prejudica a plataforma. Se tentar escalar, a plataforma não deixa. Eles não querem que sua mensagem atrapalhe os usuários deles em maior escala.

  4. Ganha-Ganha: o grande ouro. Você trata o Facebook como um sócio, um parceiro de negócios. Você cria bons anúncios e boas páginas de destino. Você proporciona boas experiências aos usuários da plataforma, ao mesmo tempo em que ainda foca em vender. Você cresce, e o Facebook cresce junto, ao mesmo tempo que os usuários ficam satisfeitos com a experiência. Todos ganham.

Se você escolher ignorar isso, continuará sofrendo e reclamando como os milhares de empreendedores que vejo todo dia:

  • “O Facebook me odeia”
  • “Tio Zuck tem algo pessoal contra mim”
  • “Facebook Ads não funciona mais”
  • “Não consigo abaixar meu CPM para menos de R$20”
  • “O Facebook tá pouco se f*** para os anunciantes, só pensam nos usuários”

Por outro lado, se realmente compreender isso, transformará seus resultados no Meta Ads para sempre. 

Preparado para ir ainda mais fundo?

3) Diga Adeus À Idade Média do Facebook

Existe o jeito ultrapassado e o jeito disruptivo de rodar campanhas no Facebook.

Quase tudo o que você vê de conteúdo hoje em dia faz referência ao jeito antigo.

Então, se você atualmente está usando métodos ultrapassados, saiba que não é culpa sua.

E também não é culpa de quem te ensinou!

Porque eles também aprenderam com outras pessoas que ensinaram a mesma coisa.

É como um telefone sem fio: um vai regurgitando a informação para o próximo, e ninguém questiona ninguém.

E isso vem ocorrendo há anos…tanto que muitos gurus hoje continuam insistindo em ensinar os mesmos modos obsoletos que eram ensinados desde 2016.

Não me entenda errado, não é que esse jeito antigo não funciona. Ele até pode funcionar às vezes.

Mas você prefere jogar um jogo onde todas as chances estão a seu favor, ou um jogo onde você precisa mover montanhas para vencer?

Você prefere sair de São Paulo e ir para Fortaleza de avião, ou de carro?

Você prefere jogar o “Ganha-Perde”, ou o “Ganha-Ganha”?

  • Se seu CPM e CPA estão caros…

  • Se não consegue escalar sem que suas métricas fiquem horríveis…

  • Se você virou um escravo do Gerenciador e gasta horas todo dia apertando botões lá dentro…

  • Se você quer ter mais tempo livre para focar no estratégico ao invés de perder tempo duplicando conjuntos…

  • Se você está pronto para fazer marketing de verdade ao invés de ficar procurando “hackzinhos” dentro das plataformas…

…então eu te convido a experimentar o modo disruptivo de gerenciar campanhas no Facebook:

O jeito antigo vs o novo de rodar facebook ads

Vamos explorar cada um desses pontos a seguir.

4) ABO x CBO

A famosa pergunta…

 

Uso ABO ou CBO nas minhas campanhas?

 

A propósito, caso você ainda não saiba, ABO = alocar a verba a nível de conjunto de anúncios, enquanto CBO = alocar a verba a nível da campanha.

 

Ou, em outras palavras, ABO = “quero forçar que a verba seja gasta em conjuntos específicos”, enquanto CBO = “quero deixar o algoritmo decidir em quais conjuntos alocar a verba”.

 

Até alguns anos atrás, eu era um grande fã do ABO. Principalmente para testar novos públicos ou criativos.

 

Ou ainda mais quando íamos fazer Remarketing.

 

Afinal, queremos que aquele conjunto específico gaste a verba…certo? Queremos ter certeza que ele vai ter a chance de se provar. Se ele nem gastar orçamento, como vamos ter certeza que aquele público, ou aquele criativo, realmente não seria melhor que outro atual?

 

Só que as coisas não funcionam mais assim. E já faz tempo. 

 

Como vimos antes, desde 2018 o algoritmo do Facebook mudou profundamente. E continua mudando e ficando mais inteligente a cada dia que passa, graças à sua IA (Inteligência Artificial), machine learning e trilhões de dados acumulados.

 

Você acha mesmo que você é mais inteligente que um algoritmo com trilhões de dados com mais de 10 anos de histórico e um dos machine learnings mais avançados do planeta?

 

A resposta é óbvia.

 

Não existe mais espaço para ABO ao rodar campanhas no Meta Ads hoje.

 

Estamos na era da IA. 

 

Use o CBO em todas as campanhas que criar no Meta.

 

Tudo aquilo que nós “forçamos” verba é puro achismo

 

Será mesmo que ficar rodando uma série de “campanhas-achismo”, que ficam desperdiçando dinheiro, testando a sorte, é o modelo mais eficiente para crescer o fluxo de caixa de uma empresa?

 

  • “Mas eu quero testar um público específico para ver se ele é bom” -> Teste de públicos é uma coisa totalmente sem sentido na Meta desde que o algoritmo mudou. Não existe mais teste de públicos no Meta. Quem segmenta é o criativo.

     

  • “Mas eu quero testar um criativo específico, quero que gaste nele especificamente para eu ver se ele é bom” -> O gasto dentro da Meta é uma meritocracia. Anúncios que criam uma boa Experiência do Usuário são priorizados pelo algoritmo, enquanto os que não criam, recebem menos verba. Lembre-se do Ganha-Ganha. Forçar que o algoritmo gaste mais em anúncios ruins só desrespeita a relação de parceria entre seu negócio e o Facebook. É por isso que quem faz isso tem CPMs altos e CPAs mais caros.

     

Concluindo, use somente CBO em qualquer campanha a partir de agora.

 

O ABO foi um guerreiro fiel e prestativo por muito tempo. Mas agora, ele deve descansar. Faremos aqui uma pequena homenagem:

não use mais ABO no Facebook Ads

5) Elimine Toda a Sobreposição da Sua Conta

“Lidar com a complexidade é um desperdício ineficiente e desnecessário de tempo, atenção e energia mental. Não há nenhuma justificativa para que as coisas sejam complexas quando poderiam ser simples.” – Edward de Bono

Acorda, duplica, dorme, repete. 

Essa é a rotina de alguns anunciantes no Meta Ads que já vi por aí. Duplicação excessiva de campanhas e conjuntos de anúncios.

Acredite se quiser, mas já entrei em algumas BMs onde haviam mais de 20 campanhas ativas e mais de 250 conjuntos ativos rodando…

E isso em apenas 1 Conta de Anúncios, pois para o lojista escalar, ele teve que replicar a mesma estrutura em outras Contas dentro da mesma BM. E já estava pensando em começar o mesmo ciclo em uma 2ª BM.

Tudo daquele jeitinho: ABO, com orçamentos minúsculos de R$6, R$10 ou no máximo R$20/dia cada.

Imagine quanto trabalho isso consome. Horas e horas apenas fazendo isso:

  • entrando dentro de cada uma das campanhas
  • vendo quais conjuntos estão abaixo do CPA máximo
  • duplicando ainda mais esses conjuntos testando novos “públicos vencedores”
  • vendo quais conjuntos estão acima do CPA máximo
  • pausando esses conjuntos

Esse lojista gastava cerca de 3 a 4 horas por dia dentro do Gerenciador de Anúncios para conseguir gerir toda essa estrutura.

E o trabalho dele nunca irá mudar se ele não mudar essa estratégia. Ele virou um verdadeiro escravo do Gerenciador. Um apertador de botões.

Imagine como seria a vida dele se ele pudesse gastar esse tempo diário com a família dele e com as pessoas que ele ama, ao invés de ficar sentado atrás do Gerenciador.

Não há nenhum marketing de verdade sendo feito por trás. Não há uma pesquisa de mercado, estudo da audiência. Mapeamento de ganchos e ângulos de anúncios. 

O tempo gasto na criação dos anúncios em si é mínimo (consiste em pegar vídeos prontos de fornecedores da China, colocar uma narração feita por IA e legendas).

Agora, vamos investigar um pouco mais os motivos por trás dessa estratégia.

A principal motivação por trás dela é que o algoritmo do Facebook consegue, às vezes, encontrar clientes rapidamente para esses conjuntinhos de baixo orçamento.

Esse “retorno rápido”, mas de curtíssima longevidade, é como a mulher de vestido vermelho. Uma distração que te apunhala por trás e te impede de atingir seus objetivos.

O algoritmo consegue identificar rapidamente, dentro de todo o público, quais são os usuários que estão no momento exato de compra e que têm maior propensão a se identificar com seu anúncio e a querer seu produto:

segmentação no Facebook Ads

Porém, aqui, ocorrem alguns problemas:

  • O orçamento é tão baixo, que o machine learning não funciona direito. Não há dados suficientes para conseguir aprender na taxa necessária para uma possível escala;

  • A qualidade do anúncio, página de destino e a experiência do usuário no geral não são boas o suficiente. Como consequência, após o algoritmo conseguir encontrar 1 ou 2 compradores iniciais que possuíam a maior propensão de comprar, ao tentar expandir o alcance, não há mais potenciais compradores interessados:
segmentação no Facebook Ads 2

E então, o conjunto morre:

segmentação no Facebook Ads 3

Além disso, o problema é ainda mais profundo. 

Como frequentemente há dezenas (e às vezes, centenas) de conjuntos de anúncios disputando o mesmo público entre si, isso causa uma excessiva sobreposição de leilão – que é a causa de todo o mal que habita em tua conta de anúncios.

Quando dois ou mais anúncios seus competem no mesmo leilão para aparecerem para o mesmo usuário, isso gera sobreposição de leilão, e aumenta o seu CPM (e por consequência seu CPA).

Alguns anunciantes mais iniciantes podem achar que conseguem eliminar a sobreposição de leilão ao usarem públicos diferentes, mas eles esquecem que praticamente todos os públicos “pré-prontos” dentro do Facebook (que logo veremos que viraram irrelevantes) possuem intersecções uns com os outros:

segmentação no Facebook Ads 4

Para resumir, você estará causando sobreposição de leilão toda hora que fizer o seguinte:

  • Duplicar campanhas
  • Duplicar conjuntos de anúncios
  • Usar ABO
  • Usar campanhas/conjuntos separados para atingir o mesmo público com o mesmo objetivo (mesmo que seja com anúncios e/ou produtos diferentes)
  • Usar campanhas de remarketing

     

Todas as ações acima acrescentam complexidade desnecessária à sua estrutura, que torna mais difícil a tomada de decisões, gasta mais o seu tempo e ainda causa resultados piores.

 

A simplicidade é subestimada. 

 

Ela é a chave não somente para você ter mais controle e clareza na tomada de decisões, mas também para você ter mais resultados e tempo livre.

 

E como fazer isso? Veremos na próxima seção.

 

  • “Já tentei escalar campanhas na vertical, mas nunca consegui, só consigo gastar mais se ficar duplicando na horizontal.” -> isso ocorre porque sua comunicação, copy, anúncios e páginas de destino não estão bons o suficiente.

     

  • Reveja a seção 1 – o ativo mais valioso do Facebook são seus usuários. Se você não proporcionar uma excelente experiência aos usuários, você será recompensado com CPMs mais caros. Isso ocorre porque a Meta não tem nenhum interesse em usar o machine learning dela para espalhar a sua mensagem. A plataforma não quer que você escale uma experiência ruim. Imagina o estrago que faria se ela permitisse que você escalasse um anúncio ruim para milhões e milhões de pessoas? É por isso que ela limita seu alcance a poucos milhares de pessoas e mata seus anúncios rapidamente.

     

  • Se você preferir continuar duplicando campanhas/conjuntos diariamente, gastando horas por dia no Gerenciador, e continuar sendo um escravo dos botões, sem nenhuma estabilidade e sem nenhuma garantia de que todos os seus anúncios irão morrer amanhã e parar o fluxo de caixa da sua empresa, fique à vontade.

     

  • Agora, se você estiver disposto a fazer o que precisa ser feito – marketing de verdade – e otimizar seus anúncios, copy, comunicação, ofertas e páginas, você irá colher os frutos disso, e não precisará mais gastar horas apertando botões ao mesmo tempo em que conseguirá escalar sem duplicação e sobreposição excessiva.

6) Uma Campanha

“O sucesso exige um propósito único. Você precisa fazer menos coisas para obter mais efeito, em vez de fazer mais coisas com efeitos colaterais. São aqueles que se concentram em apenas uma coisa de cada vez que avançam neste mundo.” – Gary Keller

Preparado para mais uma dose de disrupção?

Você deve ter somente uma campanha por objetivo de negócio rodando no Facebook.

Ou seja, para ecommerce, isso seria apenas 1 campanha de Vendas.

Caso você só rode campanha de Leads/Mensagens para gerar leads, o mesmo se aplica.

Em raros casos, duas campanhas.

Rodar múltiplas campanhas de Vendas em paralelo equivale a pedir para ter sobreposição de leilão, que equivale a CPMs mais caros, que frequentemente causa CPAs mais caros.

Pense bem, quem é mais poderoso?

  1. Exército de 100 chiuauas
  2. 1 Kratos do God of War
escala horizontal vs vertical no facebook ads

A resposta é óbvia, certo?

 

O algoritmo da Meta é um código no final das contas. É como um software. Você dá um input, ele te dá um output. Você dá um input, ele dá um output.

 

A diferença dele para um software comum qualquer é que ele tem um Machine Learning insano por trás.

 

Ou seja, quanto mais dados ele processa, mais inteligente ele fica.

 

A diferença entre ter 1 super-campanha vs dezenas/centenas de mini-campanhas é essa: a nossa super-campanha aprende muito. E muito rápido. Ao investir nela, você está construindo um ativo para durar anos. Você está construindo um império.

 

Já as mini-campanhazinhas não tem tempo, verba e chance de aprender nada. O machine learning da Meta não funciona com elas. Elas não são um ativo. Elas não estão construindo um império. Elas podem morrer amanhã. E lá vai o anunciante ter que duplicar tudo de novo para não parar as vendas…

 

Acredite se quiser, mas é possível usar a mesma campanha por meses e meses. Por anos. Quanto mais inteligência e dados dentro dela, mais valiosa ela vai ficando. Assim como um vinho vai ficando mais valioso conforme envelhece.

 

  • “Mas eu preciso ter uma campanha para cada público, não?” -> Como já vimos acima, não existe mais teste de públicos na Meta.

     

  • “Mas eu preciso ter uma campanha para cada novo criativo que testar, não?” -> Iremos ver a estrutura correta para testar criativos mais abaixo. Uma prévia: é tudo dentro da mesma campanha.

     

  • “Posso ter 1 campanha de Vendas, 1 de Mensagens e 1 de Engajamento?” -> Sim, pois cada campanha possui um objetivo diferente. A campanha de Vendas almeja gerar vendas diretas; a de Mensagens, gerar conversas pelo Whatsapp/DM; e a de Engajamento, gerar comentários/likes em um post.

     

  • “E se eu tiver vários produtos, como faço?” -> Se você for ultra focado em 1 nicho, 1 persona e 1 transformação, e fizer um trabalho excelente, você só precisa anunciar 1 oferta para faturar 100-500k/mês, e depois mais 1-3 ofertas adicionais para chegar até 1M/mês. Esse é o poder de ser ultra-focado.

     

  • Anunciar múltiplas ofertas antes mesmo de estar faturando 100-500k/mês é uma distração ineficiente. O que você precisa entender é o seguinte: cada oferta possui uma eficiência diferente na hora de adquirir clientes para sua empresa. Com alguns produtos, você irá comprar clientes a um preço muito caro (alto CPA). Com outros, a um preço barato (baixos CPAs) – esses são os chamados “produtos isca”, aqueles ideias para adquirir novas jornadas de compra na sua esteira. Não apenas isso, mas usar alguns produtos como porta de entrada para sua empresa resultam em um maior LTV. Enquanto outros, em um menor LTV. No final, os produtos mais eficientes que se deve anunciar para crescer uma empresa são aqueles que resultam na maior proporção LTV/CAC.

     

  • Depois que você tem uma oferta validada, gerando centenas/milhares de novos clientes por mês, com uma alta taxa de conversão, e em torno de 100-500k/mês, aí sim você introduz novos anúncios de novos produtos para gerarem novas jornadas de compra. Em alguns casos, é possível manter 1 única campanha por objetivo até chegar em torno de 1M/mês.

     

  • A única exceção a essa regra é quando você tem produtos para demografias diferentes, e por algum motivo, você é obrigado a anunciar ambos (e ainda assim eu questionaria qual das demografias seria a mais eficiente para adquirir novas jornadas de compra). Em tal caso, seria possível criar uma campanha para cada demografia (ex: uma campanha para um produto masculino e outra para um produto feminino).

     

  • Note bem que aqui estamos falando de novas campanhas para novos produtos/ofertas. Nada impede que você venda outros produtos dentro do mesmo funil para o qual você já anuncia (como usando CRM, ou em order bump, upsell, cross sell, etc.). A questão é que você deve anunciar somente uma oferta no Facebook – a mais eficiente.

7) A Ferramenta Esquecida Mais Poderosa da Meta

“Prever o futuro não é mágica, é inteligência artificial.” – Dave Waters

 

 

A Meta possui diferentes algoritmos, que estão entrelaçados e relacionados entre si de modos que somente os engenheiros deles conhecem:

  • Algoritmo de machine learning das campanhas e dos conjuntos de anúncios
  • Algoritmo do catálogo dinâmico
  • Algoritmo (já obsoleto) dos públicos de interesse e lookalike
  • Algoritmo de posicionamento automático
  • Algoritmo de advanced matching

     

Porém, talvez o algoritmo mais poderoso de todos (e também o mais negligenciado) seja o do Criativo Dinâmico.

E a propósito, anúncios flexíveis são praticamente a mesma coisa que Criativos Dinâmicos. Eles usam a mesma tecnologia. Então, a qualquer momento aqui que eu me referir a criativos dinâmicos, os mesmos princípios são válidos para anúncios flexíveis.

 

Desde o lançamento do Power Five pela Meta, em 2018, essa ferramenta esteve à disposição de todos os anunciantes. Porém, a imensa maioria jamais testou ela, ou, os poucos que testaram, talvez não tenham tido resultados rápidos o suficiente, e logo a abandonaram. E hoje, passam reto por ela toda vez que criam um novo conjunto:

Como usar criativo dinâmico no Facebook Ads

Você esteve sentado sobre a mina de ouro todo esse tempo e não sabia. Até agora.

 

A diferença entre rodar anúncios sem vs com criativo dinâmico/flexível faz toda a diferença, e converge com tudo o que vimos até agora.

 

Primeiro, vamos ver como o próprio Facebook define criativo dinâmico:

 

O Criativo Dinâmico permite que você forneça automaticamente diferentes combinações de criativos de um anúncio aos seus usuários. Ele ajuda você a encontrar a melhor combinação de criativos por impressão e aprende com o desempenho do ativo em todos os públicos.

Essa solução também melhora sua capacidade de explorar uma variedade de combinações de ativos criativos e públicos, para que você possa mostrar as melhores imagens, títulos, descrições e outros ativos aos seus usuários.

Você deve usar o Criativo Dinâmico para automatizar o fluxo de trabalho usado para testar criativos.

 

 

Como podemos ver, o Facebook quer que você use o Criativo Dinâmico/Flexível para testar novos criativos.

 

E isso faz total sentido com o modelo de negócios dele.

 

Compare essas duas situações:

 

a) Teste de anúncios sem Criativo Dinâmico/Flexível: você força anúncios pré-prontos em todas as pessoas dentro do público com base em achismo. O anúncio não é personalizado conforme as preferências e momento da jornada de compra do usuário. Ele é enfiado goela abaixo.

rodando anúncios no facebook ads sem criativo dinâmico

b) Teste de anúncios com Criativo Dinâmico/Flexível: você entrega diferentes ativos (criativos, copys, headlines) e permite que o algoritmo entrega a melhor combinação possível para cada indivíduo de modo personalizado, maximizando a boa experiência do usuário.

rodando anúncios no facebook ads com criativo dinâmico

Isso converge com tudo o que vimos anteriormente sobre manter a boa Experiência de Usuário, respeitar a Meta como parceiro de negócios e o Ganha-Ganha.

 

Além, é claro, de não nos acharmos mais inteligentes que a máquina na hora de saber o que cada usuário prefere.

 

Por conta disso, sempre use o Criativo Dinâmico/Flexível na hora de testar novos anúncios.

 

Observação: Apenas para anúncios já validados, e que você tem certeza que proporcionam uma boa experiência ao usuário (além de gerar lucro para seu negócio), você pode se dar ao luxo de “forçar” eles nas pessoas, sem usar o Criativo Dinâmico/Flexível. Isso pode ser feito usando um único conjunto de anúncios “controle” na sua campanha, que reúne todos os anúncios vencedores validados em testes.

 

Antes de finalizar aqui, para te ajudar ainda mais, vou te dar uma fórmula exata e validada para testar anúncios usando o Criativo Dinâmico/Flexível (um dia, se me encontrar, pode me pagar um café por esse hack 🙂) :

  • 3 criativos
  • 2 copys
  • 2 headlines

     

     

Com isso, teremos 3 x 2 x 2 = 12 variações de anúncios dentro do mesmo anúncio dinâmico/flexível.

 

Esse é o número ideal de variações, após milhares de testes feitos pelos engenheiros desenvolvedores desse algoritmo.

 

Exemplo prático de criação de um criativo dinâmico/flexível

 

 

Vamos supor que você vá anunciar barrinhas de proteínas. E vamos dizer que você vai subir um teste de criativos em imagem testando a promessa, enquanto mantém outras variáveis fixas. 

 

Usando o método descrito anteriormente, temos:

1) 3 imagens

criando criativo dinâmico no facebook ads 8
criando criativo dinâmico no facebook ads 2

2) 2 copys

criando criativo dinâmico no facebook ads 3

3) 2 headlines

criando criativo dinâmico no facebook ads 4

Com esses ativos, o algoritmo do criativo dinâmico/flexível irá criar e testar 12 variações de anúncios.

criando criativo dinâmico no facebook ads 5

É assim que se testa novos criativos de modo eficiente e científico.

E agora, vamos para o motor que faz tudo isso funcionar em potência máxima…

8) O Melhor Público Para Escalar No Facebook Ads

“Machine Learning automatizará empregos que a maioria das pessoas achava que só poderiam ser feitos por pessoas.” – Dave Waters

 

A pergunta de 1 milhão de reais que todo anunciante iniciante faz, e que quase todos os dias eu ouço:

 

“Qual o melhor público para eu usar no Facebook Ads?”

 

E quando não é isso, é algo como: “Quais são os melhores interesses para nicho X?”, “Como faço para testar públicos?”, “Como rodo remarketing?”…

 

A resposta é a mais simples possível. É quase poético, de quão simples:

 

Nenhum.

 

Você não usa nenhum público, ponto final.

 

Se você me acompanha há mais tempo, talvez já tenha visto eu explicar isso algumas vezes antes. Caso contrário, é possível que esteja em choque e na defensiva.

 

“Como assim, não usar nenhum público? Está louco?”

 

Tudo bem, eu te entendo totalmente. Eu também fiquei assim na primeira vez que aprendi como o algoritmo da Meta de fato funciona, desde as mudanças em 2018.

 

Vamos nos aprofundar mais para entender melhor.

 

Como vimos antes, a Meta possui diferentes algoritmos dentro dela. Um desses algoritmos é o de públicos de Interesse.

 

O que muitos não sabem é que esse algoritmo de públicos está totalmente obsoleto e não é otimizado pela equipe de engenheiros da Meta desde 2018, com exceção de pouquíssimos casos onde eles atualizaram esse algoritmo devido a questões de compliance e GDPR.

 

Você pode ver todos os Interesses que a Meta atribuiu ao seu perfil nesse link.

 

É estimado que cerca de 33% dos usuários dentro de um “público de Interesse” estejam lá por engano.

 

Como se não bastasse isso, mesmo que um usuário tenha “interesse” em um assunto, isso não equivale a ter intenção de compra.

 

É extremamente comum que os usuários interajam com certos tópicos e conteúdos, mas isso não possui absolutamente nenhuma correlação com a quantidade de dinheiro que esses usuários gastam com produtos desses tópicos.

 

De fato, olhando pelo lado oposto, é extremamente comum que um usuário não tenha tido nenhuma relação com determinado tópico/conteúdo na visão da Meta, mas ainda assim compre algo relacionado a tal tema.

 

Um exemplo hipotético:

 

  • Um usuário da plataforma está um pouco acima do peso, mas ele no momento não está preocupado com isso. E nem consome nenhum conteúdo relacionado ao assunto. Segundo Eugene Schwartz, ele seria classificado como “inconsciente do problema”, pois o problema de estar acima do peso nem passa pela mente dele.
  • Veja bem: ele não está ativamente buscando resolver o problema, mas isso não quer dizer que se ele ver uma excelente oferta sobre isso, ele não compre.
  • Todos os anunciantes que ficam usando “públicos de interesse” de “academia”, “dieta”, “fitness” etc. jamais o atingirão. Ele estará imune a esses anúncios enquanto o algoritmo obsoleto não o classificar dentro de algum desses públicos.
  • Porém, no momento que ele vê um anúncio feito por outro anunciante que não limitou seu alcance por esses públicos limitados, se esse anúncio tiver um ótimo gancho, prender a atenção dele e mostrar para ele que existe uma solução para o problema que ele estava ignorando, e ainda com uma ótima oferta, de repente ele está dentro do mercado e pode comprar.

     

Esse foi apenas um pequeno exemplo, mas essa situação na verdade é a mais comum, pois a maioria das pessoas não está consciente do problema. Na verdade, a maioria delas está “dormente”, cerca de 60% em média:

Níveis de consciência do consumidor no mercado

E mesmo as pessoas que estão conscientes do problema e em níveis de consciência mais avançados podem não ser classificadas adequadamente pelo algoritmo obsoleto.

Tudo isso acima pode ser igualmente aplicado aos públicos de LaL (Lookalike).

Os públicos de LaL já foram os melhores no passado, mas já faz tempo que eles não funcionam mais direito e entregam resultados abaixo da média, principalmente após as mudanças no algoritmo principal de campanhas do Facebook, além das mudanças trazidas a partir do iOS 14.

De fato, para cada 15-20 pessoas que eu pergunto, apenas 1 ou 2 afirmam estar usando públicos de LaL com resultados (e eu ainda questiono se esses resultados não melhorariam ainda mais ao deixar de usá-los.)

Agora, vamos para o mais controverso.

E os públicos personalizados, vulgo remarketing?

Isso vai ser um choque para alguns, assim como foi para mim quando aprendi isso, mas você não precisa mais fazer remarketing manualmente criando campanhas separadas para isso na Meta.

Uma campanha que roda sem “forçar” uma segmentação específica já faz remarketing automaticamente. Duvida? 

  1. Então olhe a coluna “Frequência” do seu Gerenciador: se o número lá for maior que 1, então a campanha já está fazendo remarketing automaticamente..

  2. Quer outra prova? Se você rodar essa estrutura, sem “forçar” o remarketing na Meta, verá em seu Google Analytics 4 que há uma boa proporção de públicos recorrentes em relação aos novos, mesmo sem campanhas forçadas de remarketing (e mesmo que você não faça remarketing por outras plataformas).

  3. Outro ponto: o método com o melhor custo-benefício de voltar a contatar seus leads e clientes é através de ações CRM (Customer Relationship Management), como email marketing, SMS, Whatsapp, ligações e push notifications. O que você prefere: pagar caro para falar com seu público toda vez que precisar, ou falar com ele de graça e quando quiser?

  4. E por último: remarketing dentro da Meta pode oferecer uma má experiência aos usuários. Já imaginou porque o CPM do remarketing é tão absurdamente mais alto? Fazer campanhas dedicadas para remarketing é basicamente ficar forçando goela abaixo conteúdo e anúncios para pessoas que já deixaram claro que não querem comprar de você – você só continua enchendo o saco delas com a mesma mensagem e comunicação, deteriorando sua relação de parceiro de negócios com o Facebook.

  5. Uma exceção a essa regra, válida talvez para 0,01% dos anunciantes, é que quando você estiver em altíssima escala (e com isso eu quero dizer investindo R$10.000+ por dia), você pode se dar ao luxo de usar audiências de Remarketing amplas (180 dias). Porém, tentar fazer isso com níveis baixos de investimento não faz sentido.

Há um jeito melhor de fazer remarketing: mude os ganchos, ângulos de vendas, ofertas e gatilhos mentais nos seus anúncios para atingir públicos mais no fim de funil.

Não somente seu público quente vai gostar mais disso, mas o algoritmo também. Ele vai entregar anúncios de remarketing automaticamente para o público quente a um custo muito menor do que o que você teria “forçando” isso.

Para colocar o prego no caixão, quando você usa qualquer tipo de “público” no Facebook, seja públicos de Interesse, LaLs ou públicos personalizados, você está pagando a mais por isso. E sem ter um retorno financeiro proporcional.

Os CPMs são mais altos, a frequência é mais alta, a experiência do usuário é pior, sua taxa de efetividade é menor. 

Não é à toa que seu CPA também fica mais alto, e o lucro na sua conta bancária (que é a principal métrica de todas, no final) também fica menor.

Ok, vimos tudo o que não fazer se você quiser sair da Idade Média no Facebook Ads.

Então, o quê fazer?

Simples: não segmente nada, apenas essas 3 coisas:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização

Pronto, isso é tudo o que você precisa segmentar. Isso se chama Público Aberto (isso é um nome próprio). Hoje em dia, ele é o melhor do Facebook Ads. Disparado.

O que muita gente não sabe, é que há um algoritmo no Facebook que só funciona adequadamente quando você usa o Público Aberto. Se você usar outros públicos, ele perde sua força.

Quanto mais você tentar limitar a IA da Meta, pior fica a performance dela, pois ela não consegue obter dados e liberdade o suficiente para aprender.

Aprender é a palavra-chave aqui, pois esse algoritmo alavanca Machine Learning ao máximo. Aprendizado de máquina é um tópico fascinante, e você pode aprender mais sobre ele aqui, aqui e aqui.

Essa abordagem usada pelo Público Aberto é completamente diferente da usada pelos outros públicos.

Enquanto os outros públicos começam de modo pré-definido (ou seja, um público já pré-existente e estático), o Machine Learning do Público Aberto CONSTRÓI o público em tempo real…

Com base no seu CRIATIVO.

O criativo é quem segmenta o público.

Toda vez que você cria um anúncio na Meta, o algoritmo faz uma análise insanamente extensa desse anúncio, envolvendo milhões de parâmetros diferentes. É com base nesses parâmetros que ele determina para quais usuários o anúncio irá aparecer.

Vou ilustrar como funciona o Machine Learning do Público Aberto: 

  1. O algoritmo coloca seu anúncio na frente de 1.000 pessoas. E ele aprende. Quais pessoas tiveram mais retenção no vídeo? Quais clicaram no botão de CTA? Quais adicionaram ao carrinho? Quais compraram?

  2. Com base nisso, ele aprende quais tipos de pessoas possuem o perfil mais favorável para cumprir o objetivo de otimização da campanha que você escolheu, e quais não possuem.

  3. Por isso, quando ele mostrar esse anúncio para as próximas 1.000 pessoas, ele estará iterando com base nos dados coletados anteriormente.

  4. A cada iteração de aprendizado, ele fica mais inteligente e entende cada vez mais quem é o verdadeiro público comprador do produto.

 

Isso é assustador e ao mesmo tempo excelente para anunciantes que souberem alavancar essa inteligência para escalar.

 

É por isso que quem usa o Público Aberto consegue escalar muito e ter uma campanha ativa por ANOS

Enquanto quem insiste em usar os públicos obsoletos precisa duplicar conjuntos a cada 3 dias porque eles se afogam e se canibalizam.

O Público Aberto se valoriza como um vinho e constrói um império. 

Os públicos obsoletos são castelinhos de areia.

O gestor tradicional complicado
  • “Ok, entendi que preciso parar de usar os públicos pré-definidos e passar a usar apenas o Aberto. Mas então isso quer dizer que não preciso fazer testes de públicos?” -> Exatamente. Como já vimos antes, fazer “testes de públicos” é coisa do passado, e devido aos avanços em IA e Machine Learning, se tornou totalmente irrelevante hoje.

  • “Ok, mas então isso quer dizer que agora só preciso testar novos anúncios dentro da Meta?” -> Isso mesmo, seu único trabalho como anunciante agora é testar novos anúncios.

  • “Certo, então quer dizer que agora não preciso mais gastar horas por dia dentro do Gerenciador de Anúncios duplicando campanhas/conjuntos e testando dezenas de públicos diferentes?” -> Exato.

  • “Sou gestor de tráfego, como consigo justificar isso para meu cliente?” -> Não é à toa que essa seção começa com essa citação: “Machine Learning automatizará empregos que a maioria das pessoas achava que só poderiam ser feitos por pessoas.” – Dave Waters

  • O trabalho de um gestor de tráfego tradicional que não se adaptar está com os dias contados. O gestor de tráfego tradicional ficava gerenciando dezenas de campanhas simultaneamente, apertando pequenos botões e micro gerenciando tudo. Como vimos, devido aos avanços da IA, isso não funciona mais tão bem hoje – de fato, quanto mais você ficar apertando botões desnecessários, maiores as chances de fazer algo errado e atrapalhar a máquina;

     

  • Do lado do seu cliente, a resposta é simples: ele quer resultados e crescer a conta bancária, ou ele quer que o gestor dele fique apenas “ocupado” e “fazendo coisas”? O engraçado é que hoje, quanto mais um gestor de tráfego perder tempo dentro do Gerenciador, mais ele tende a atrapalhar os resultados;

     

  • Inclusive, o gestor de tráfego que ler esse guia completo será um profissional mais valioso e poderá cobrar mais caro do que os outros, visto que ele detém o conhecimento de como domar a IA da plataforma; enquanto isso, o gestor tradicional não possui esse conhecimento, ficando defasado e obsoleto no mercado, além de entregar menos resultados para seu cliente;

     

  • Os gestores de tráfego que mais irão se diferenciar a partir de agora serão aqueles que não somente entendem e dominam a IA e machine learning dos algoritmos, mas que também entendem de marketing de verdade, o que veremos a seguir.

     

Ao eliminar tudo o que vai contra a IA e machine learning, você fica somente com o que de fato funciona.

Com tudo o que você aprendeu até agora, você consegue otimizar ao máximo uma das principais variáveis para crescer um negócio usando Meta Ads: estrutura de conta.

 

Mas para ter sucesso usando o Meta Ads, somente uma estrutura de conta perfeita não é suficiente. Você também precisa de outras variáveis alinhadas fora do Meta Ads.

 

Você precisa fazer marketing de verdade.

9) Isso É Marketing Raiz

“Se você puder proporcionar a alguém pertencimento, conexão, paz de espírito, status ou uma das outras emoções mais desejadas, você fez algo que valeu a pena. O que você vende é simplesmente um caminho para alcançar essas emoções, e decepcionamos a todos quando nos concentramos nas táticas, não nos resultados. Para quem é e para que serve são as duas perguntas que orientam todas as nossas decisões.” – Seth Godin, This Is Marketing

Um fenômeno interessante está ocorrendo no marketing mundial no momento: estamos sendo praticamente forçados a voltar ao marketing raiz.

O que é marketing raiz?

Pense em como o marketing era primariamente feito no século passado.

marketing raiz de verdade

O seriado Mad Men explica muito bem esse processo (aliás, é uma ótima recomendação do que assistir se você gosta de publicidade).

Executivos de grandes firmas de publicidade tomando whisky e fumando charutos, pensando profundamente sobre como criar uma mensagem, um ângulo, um posicionamento que alavanque as vendas de seus clientes.

Eles não perdiam tempo com detalhes irrelevantes como muitos anunciantes fazem hoje. Eles iam direto no coração do problema: a copy.

Copywriting é marketing raiz

É o 80/20 que faz os resultados acontecerem (famoso Princípio de Pareto).

O engraçado é que, com o passar do tempo, com o surgimento da Internet, redes sociais, mecanismos de buscas, data science e business intelligence, o marketing mundial começou a migrar em grande escala para o lado mais analítico.

E não me entenda errado. 

A parte analítica do marketing é absolutamente crucial. Analisar dados, relatórios, dashboards, clusterizar dados, ter insights. Tudo isso é importante, e não pode ser parado.

O grande problema é que, devido à enormidade de opções “botões”, ferramentas e dados aos quais temos acesso, ficamos obcecados com análises e esquecemos do coração do marketing: a copy. 

Ficamos distraídos e hipnotizados testando uma série de detalhes sem importância:

  • ABO vs CBO
  • Públicos de Interesse
  • Públicos LaL
  • Públicos personalizados
  • Posicionamentos manuais
  • Wifi On vs Off
  • Mobile vs desktop
  • Limites de custo
  • Limites de lance
  • Diferentes métodos de escala
  • Duplicação de conjuntos
  • Forçar anúncios específicos a gastarem verba

Enquanto isso, o que deveríamos estar fazendo e gastando 80%+ do nosso tempo é no que realmente importa e move montanhas:

  • Testar diferentes ganchos
  • Testar diferentes ângulos de vendas
  • Testar diferentes níveis de consciência do mercado
  • Testar diferentes níveis de sofisticação do mercado
  • Testar diferentes tipos e formatos de criativos
  • Testar diferentes headlines e gatilhos mentais na landing page
  • Testar diferentes ofertas
  • Testar diferentes funis de vendas

Um exemplo simples: digamos que você vende um encapsulado que ajuda homens a terem maior disposição e duração na cama. Você produz um vídeo para usar como anúncio. Numa versão 1 do vídeo, você usa um gancho que usa uma headline destinada a homens acima de 50 anos; numa versão 2, um gancho que foca na decepção da parceira; numa versão 3, um gancho que foca no mecanismo único do produto.

A verdade é que estamos cada vez mais sendo “forçados” a fazer isso pelo Facebook, justamente por conta de tudo o que vimos até agora.

A maior prioridade do Facebook é a Experiência do Usuário. É por isso que ele quer que nós foquemos nossos esforços 100% em fazer os melhores anúncios possíveis.

Ele não quer que a gente perca tempo nos botões e detalhes irrelevantes. Não é à toa que ele te “recompensa” com CPMs mais caros se você for contra a maré (e seu lucro no fim do mês é menor).

Delegando a parte estrutural para a IA e Machine Learning, e assumindo a parte criativa, você estará atualizado para rodar anúncios nessa nova era dominada pela Inteligência Artificial.

Vamos ver um exemplo prático de como fica a estrutura no Gerenciador de Anúncios do Facebook juntando tudo isso. Alguns dados sensíveis de clientes serão ocultos, sem prejudicar o seu aprendizado.

10) Exemplo Prático da Estrutura

O primeiro passo é ter uma única campanha de vendas em CBO ativa (aqui, outras campanhas antigas foram filtradas para simplificação visual do exemplo):

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 6

A nível de conjunto de anúncios, lembre-se que teremos um conjunto de anúncios controle (“vencedor”) – que reúne os criativos vencedores já validados da oferta, e outros conjuntos de teste usando criativo dinâmico/flexível. Todos usando Público Aberto e Posicionamento Automático:

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 7

Por fim, a nível de anúncios, teremos os anúncios vencedores validados aqui dentro do conjunto vencedor:

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 8

E, dentro de cada conjunto de anúncios de teste, teremos um criativo dinâmico/flexível testando novos anúncios:

Escala no facebook ads com simplificação de conta e 1 campanha 9

É aqui nos criativos dinâmicos/flexíveis que colocamos à prova nossas hipóteses de ganchos de anúncios, ângulos de anúncios, níveis de consciência de mercado, níveis de sofisticação de mercado e outros elementos de teste. É aqui que fazemos Marketing Raiz.

 

Vamos resumir tudo o que vimos até agora:

11) Resumo do Método

  1. O ativo mais valioso do Facebook são seus usuários;

     

  2. Trate o Facebook como um parceiro de negócios e pense na relação Ganha-Ganha;

     

  3. Pare de usar métodos ultrapassados de Facebook Ads que funcionavam até 2018 e ficam sendo regurgitados pelos gurus;

     

  4. Só use CBO a partir de hoje e esqueça que o ABO existe;

     

  5. Nunca mais use duplicação de campanhas ou conjuntos para “escalar na horizontal”. Além disso, sempre reduza a sobreposição do leilão ao máximo na sua conta;

     

  6. Só faça 1 campanha por objetivo de negócio;

     

  7. Só teste novos anúncios usando o criativo dinâmico/flexível. Transfira os anúncios vencedores para um conjunto de controle na mesma campanha;

     

  8. Só use o Público Aberto sempre, segmentando apenas idade, gênero e localização. Esqueça que existem públicos de Interesse, LaLs e Personalizados na Meta até você estar investindo no mínimo 10k/dia;

     

  9. Invista 80%+ do seu tempo fazendo marketing raiz ao invés de ficar testando elementos irrelevantes em campanhas. Seu principal papel como anunciante é testar novos criativos e escalar os que forem validados.

     

Seguindo esse método, é possível ir para R$10.000 (e além) de faturamento por dia em 12 meses ou menos usando apenas 1 campanha de Meta Ads e menos de 2 horas por semana dentro do Gerenciador de Anúncios.

“Isso É Muito Louco”

Para donos de ecommerce, gestores de tráfego e outros anunciantes mais novos, essa metodologia pode parecer totalmente normal e aceitável, visto que não foram doutrinados pela “escola de pensamento antiga” de Facebook Ads.

Já para quem é mais macaco velho, assim como eu, é natural que isso pareça disruptivo.

Eu mesmo resisti a mudar meu jeito antigo de gerenciar campanhas no Face, pois eu já rodava anúncios há anos e conseguia ter alguns resultados.

Somente quando eu comecei a implementar esse novo método na prática que fui convertido.

Comecei a ver os resultados superiores aparecerem e a conseguir escalar alguns dos meus clientes como nunca havíamos feito antes.

Toda grande inovação vem acompanhada de resistência à mudança.

Isso é refletido em Cruzando o Abismo, um dos melhores livros de todos os tempos sobre marketing e resistência à mudança, publicado em 1991 por Geoffrey Moore.

Moore ilustra que todos os mercados de tecnologia possuem um “ciclo de vida de adoção”:

ciclo de adoção de tecnologia de geoffrey moore

Quando uma nova tecnologia surge, inicialmente, somente os inovadores se arriscam a testar e usar ela. Eles são entusiastas ferrenhos de novas tecnologias, e querem ser os primeiros a testá-las.

Logo depois vêm os early adopters (ou “adotadores iniciais”). São visionários que aderem a um novo conceito logo no início de seu ciclo de vida. Eles buscam um avanço revolucionário em sua realidade.

Os inovadores e early adopters estão sempre à frente do resto. Eles têm coragem e se arriscam.

Depois disso, começam os perfis de pessoas mais mainstream

Os early majority (ou “maioria inicial”) são mais pragmáticos, eles se contentam em esperar e ver como os outros estão se saindo com uma nova tecnologia antes de testar ela.

Os late majority (ou “maioria tardia”) são conservadores. Eles acreditam muito mais na tradição do que no progresso e preferem esperar até que algo se torne um padrão estabelecido antes de testar.

E por fim os laggards (ou “retardatários”) são os mais céticos. São pessoas que simplesmente não querem ter nada a ver com novas tecnologias. Acreditam firmemente que as inovações disruptivas raramente cumprem suas promessas (por exemplo, pessoas que até hoje resistem a usar a Internet).

Por exemplo: trabalhar com SEO e inbound marketing no Brasil era só para os inovadores e early adopters até meados de 2010. Depois, ser afiliado e trabalhar com social media era só para os inovadores e early adopters. Depois, fazer lançamentos e rodar anúncios com tráfego pago. Depois, fazer Dropshipping e PLR.

Hoje, estamos na era da IA e do Machine Learning nas plataformas.

Aqui, você tem uma decisão: você será um inovador na era da IA? Ou irá fazer parte do mainstream e esperar por 2-3 anos, até que a grande maioria entre nesse novo paradigma?

A direção do mercado é apenas uma: aqueles que escolherem ser os inovadores colherão os frutos mais cedo, sem ficar dando murro em ponto de faca por anos.

Não só isso, mas também nadarão em um Oceano Azul por um bom tempo, até que esse método caia no mainstream e vire o novo comum.

Sua janela de tempo para aproveitar esse conhecimento antes da maioria foi aberta.

Com tudo o que você aprendeu até aqui, você já possui os fundamentos que precisa para ter sucesso no Facebook Ads nessa nova era da IA e Machine Learning. Só de remover as práticas ultrapassadas, já estará na frente de muita gente.

Use esse conhecimento a seu favor!

Tenha excelentes resultados e que em breve esteja me contando seu case de sucesso e seus números de antes vs depois de implementar esse método.

Ao seu sucesso,

assinatura vinicius greco
Vinícius Greco - Grecos Aceleradora Digital (1)

Agora, para os que quiserem se aprofundar ainda mais e quiserem ainda mais ajuda, tenho um convite para você abaixo.

Como Implementar Esse Método

Mentoria Newton - Facebook Ads

Implementar boas práticas de machine learning é apenas a ponta do iceberg no quebra-cabeça global. Há muitos outros elementos mais avançados que ainda não cobri aqui.

Você tem duas opções para colocar tudo isso em prática e revolucionar seus resultados usando o Meta Ads:

 

Opção 1) Use o que você aprendeu neste guia e implemente tudo você mesmo. Eu literalmente te dei o segredo que está sendo usado pelas maiores agências do mundo no exterior e que é a maior tendência do mercado mundial no tráfego.

 

Essa opção, porém, tem algumas desvantagens:

 

  • Você terá que implementar tudo isso sozinho. Como ainda não há praticamente ninguém no Brasil trabalhando dessa forma além de mim, você terá que explorar a metodologia por conta própria e ir experimentando (dica: não tente modificar ela, nem criar um “híbrido”. Apenas a siga fielmente).

     

  • Você não poderá contar com nenhuma agência ou gestor para te ajudar no curto prazo, porque todos ainda estão reciclando os métodos ultrapassados ensinados em 2016-2018 e testando Lookalikes.

     

  • Se você apresentar esse método a qualquer agência externa com que você já trabalha atualmente e pedir que eles o sigam, eles quase certamente descartarão o método por já se considerarem “experts” em Meta Ads, mesmo que eles não estejam conseguindo te entregar resultados satisfatórios. No final, o obsoletismo irá refletir no lugar que mais importa: sua conta bancária.

     

  • Como vimos antes, ter uma estrutura de conta perfeita e adaptada para a era da IA é apenas um pilar para escalar um negócio digital. Um outro pilar fundamental é fazer marketing raiz, e esse assunto é tão profundo e tão extenso que você teria que dedicar pelo menos 10.000 horas de estudo e prática para virar proficiente nisso sem receber ajuda externa.

     

  • À medida que você escalar usando esse método, você ficará tentado a “adicionar complexidade” à estrutura, e quase certamente você fará isso. Sem alguém que domine o método perto de você para te dizer para não fazer isso, quase certamente você o fará.

     

  • Como mostrei na imagem acima, há vários outros processos e elementos mais avançados que não tive tempo nem espaço para cobrir aqui, mas que são os próximos passos após você simplificar sua conta com o ambiente de controle alavancando machine learning. Processos de experimentação científica, gestão de portfólio de anúncios, redução de CPA sistemática, análise Pentagonal, etc.

 

  • Por fim, devido à enorme quantidade de dúvidas e mensagens que recebo, não tenho como fornecer suporte individual para todo mundo sobre esse guia, principalmente devido a ele ser gratuito.

 

Opção 2) Ou, você pode trabalhar junto comigo para implementar essa metodologia em seu negócio em 4 semanas, gastando 10x menos do que o que você gastaria ao longo do tempo fazendo testes incertos por conta própria, e com 10x menos esforço.

Isso É Para Você Se…

Novamente, essa metodologia é para você se:

  • Se você é um empreendedor ou empreendedora digital que está tentando chegar ao seu primeiro R$1.000.000;

  • Se você já tem um negócio digital faturando pelo menos 10-20k/mês, e quer chegar aos 10-20k/dia;

  • Se você quer parar de perder horas e horas dentro do Gerenciador de Anúncios todos os dias e ter mais tempo livre para você no dia a dia;

  • Se você é gestor de tráfego e quer dar mais resultado para seus clientes enquanto você mesmo trabalha menos;

  • Se você tem medo de ficar desatualizado no mercado de tráfego e anúncios e quer se aprofundar no que está funcionando hoje;

  • Se você tem medo de ficar patinando por anos com seu negócio e nunca sair do lugar;

  • Se você já trabalhou (ou ainda trabalha) com agências de marketing usando métodos obsoletos e sentiu que foi um desperdício;

  • Se você acredita que o segredo do sucesso nos negócios está na sua comunicação, posicionamento e oferta ao invés de botões no Gerenciador;

  • Se você suspeita que todo mundo está usando/ensinando métodos antiquados de rodar anúncios e que a nova era da IA exige uma mudança;

  • Se você odeia gastar horas com tarefas operacionais ao invés de se dedicar ao estratégico no seu negócio.

Se você se identificou com pelo menos uma das situações acima, então isso é definitivamente para você.

Mais alguns depoimentos de quem já passou por minhas mentorias, consultorias ou gestão de performance:

O Que Esperar

Você pode esperar o seguinte ao trabalhar junto comigo implementando esse novo modelo de rodar Meta Ads:

  1. Você vai conseguir escalar seu faturamento para um patamar que ainda não havia chegado antes;

  2. Você vai conseguir reduzir seu CPA global de 20 a 50%, dependendo da estrutura atual que estiver usando;

  3. Você vai conseguir chegar a pelo menos 10k de faturamento por dia de modo constante em até 12 meses se executar tudo corretamente;

  4. Você vai poder cortar custos com agências que não têm ideia do que estão fazendo;

  5. Você vai poder gastar menos tempo dentro do Gerenciador de Anúncios e ter mais tempo livre para focar no estratégico ou aproveitar sua família;

  6. Você vai começar a ver os resultados surgirem e vai ficar mais confiante e motivado com seu negócio.

Como Receber Mais Ajuda

“Ok Vinícius, já entendi que esse é o melhor método que existe hoje de Facebook Ads, que ele pode gerar resultados exponenciais e que já há vários cases de sucesso. Mas ainda preciso de mais ajuda para implementar isso, como funciona para trabalhar com você?”

Veja bem, há dois modos pelos quais você pode trabalhar comigo.

Modelo 1 – Eu mesmo executo esse método por você. 

Você não precisa se preocupar com gerir nada dentro do Facebook Ads, apenas colher os resultados.

Para essa solução, você precisa entrar na minha solução de implementação, a Aceleração e Growth. Ela é uma solução “feita-por-você” onde eu mesmo gerencio os seus anúncios.

Porém, no momento, estou quase em capacidade máxima para a Aceleração, pois é a solução que mais demanda meu tempo diariamente. 

Fora isso, ela provavelmente fará mais sentido para um nível de faturamento superior ao que 90% das pessoas que estiverem lendo isso possuem no momento.

Caso queira saber mais e entrar na minha Aceleração, clique aqui e faça sua aplicação.

No restante dessa página, vou me concentrar mais na 2ª alternativa:

Modelo 2 – Eu ensino você a implementar esse método no seu negócio através da minha Mentoria Individual.

A Mentoria Individual é um modelo onde eu pego você pela mão e te ensino exatamente tudo o que você precisa saber do zero para obter resultados usando esse novo método através de encontros ao vivo.

Benefícios da Mentoria Individual

1) Clareza

Você terá o direcionamento que precisa para implementar e executar esse novo método com perfeição, e alavancar o potencial do Facebook Ads ao absoluto máximo.

 

Como vimos antes, você é livre para pegar o que aprendeu neste guia e implementar tudo por conta própria. Como há uma quantia muito grande de pessoas que precisam da minha ajuda diariamente, não tenho como fornecer suporte individual e gratuito para todos. 

 

Portanto, caso você queira garantir que irá implementar esse método de modo 100% correto, evitar erros, e saber exatamente o que fazer em cada etapa passo a passo, você irá se beneficiar da Mentoria Individual.

 

2) Personalização

O que você aprendeu neste guia já é suficiente para cerca de 90% dos negócios escalarem usando o Facebook Ads e obterem todos os benefícios mencionados.

 

Porém, em alguns casos específicos, é possível que o seu negócio exija algum tipo de personalização na estratégia.

 

Nesses casos, para evitar que você faça algo de errado ou prejudique as engrenagens do Machine Learning, é recomendável que entre na minha Mentoria Individual.

 

3) Atenção Individual

Se você já fez cursos, aulas, mentorias em grupo ou outros tipos de aquisição de conhecimento no meio digital já notou que, quase sempre, precisa dividir a atenção do especialista com no mínimo mais 10-20 pessoas em grupos menores, e 1.000+ pessoas em cursos mais amplos.

 

Na Mentoria Individual você não terá esse problema pois, bem…como o próprio nome diz, ela é Individual. Você terá toda a atenção do especialista 100% focada em você. E mais importante, focada na situação e momento específico do SEU negócio.

 

4) Acompanhamento e Feedback

Você não somente terá o direcionamento, personalização e atenção individual, mas também um acompanhamento do seu progresso.

 

Isso quer dizer que, ao contrário de cursos, você não vai aprender algo e depois “ser solto” na selva para se virar sozinho. Você terá um canal exclusivo comigo para tirar dúvidas e receber feedbacks sobre seu progresso de modo periódico.

Porque Você Precisa da Mentoria Para Escalar no Facebook Ads

Neste guia, você já aprendeu todos os fundamentos e pilares de como usar o Facebook Ads na era da IA e Machine Learning, e também, o que NÃO fazer se quiser ter resultados expressivos no seu faturamento.

 

Além disso, você também aprendeu como implementar a estrutura de 1 campanha, CBO, criativos dinâmicos/flexíveis e Público Aberto na sua conta.

 

Porém, caso queira ter total segurança na sua conta, aprender todas as nuances de como gerenciar essa estrutura para o resto da vida, e mais importante, como otimizar e escalar ela com estabilidade, então a Mentoria Individual é perfeita para você pelos seguintes motivos:

1) Como Gerenciar, Otimizar e Escalar a Estrutura de 1 Campanha

Lá, você saberá, de modo lógico e operacional, o que é preciso fazer na sua conta de anúncios cada vez que entrar nela para garantir que ela continue otimizando e escalando constantemente. Por exemplo:

  • Quando devo desativar um anúncio?
  • Como sei que um anúncio é vencedor?
  • Como transferir um anúncio do criativo dinâmico/flexível para o conjunto vencedor?
  • Quais copys e headlines inserir em cada criativo dinâmico/flexível?
  • Com que frequência devo escalar o orçamento?
  • Como otimizar a estrutura para reduzir o CPA continuamente?
  • Como escalar o orçamento com confiança e previsibilidade?
  • E outros tópicos mais avançados.

2) Como Tomar Decisões No Gerenciador de Anúncios

Fora isso, também aprenderá quais são as únicas 4 métricas que você precisa olhar dentro do Facebook Ads, e como tomar decisões com base nelas. 

Isso mesmo, você só precisa analisar 4 colunas de métricas dentro do Gerenciador de Anúncios. Todo o restante é completamente desnecessário e irrelevante dentro do Gerenciador.

otimização e escala de campanhas de facebook ads

3) Como fazer a transição da sua estrutura de Facebook Ads atual para essa nova estrutura

Algumas das principais perguntas que ouço quando um cliente meu vai implementar essa nova metodologia são?

“Como exatamente alterar minha estrutura atual de Facebook Ads para essa nova estrutura?”
“Como minimizar possíveis danos e perda de faturamento?”
“Pauso tudo que está rodando no momento de cara?”

É para isso que serve o Plano de Transição

Com ele, você saberá exatamente como transicionar da sua estrutura atual de Meta Ads para a estrutura mais eficaz que existe, que é usando apenas 1 única campanha em CBO.

plano de transição de estrutura de conta de facebook ads

Quanto Vale Esse Conhecimento

Agora, se você quisesse obter todo esse conhecimento e benefícios por conta própria – porque não há nenhuma outra empresa ou consultor no Brasil ensinando isso tudo – você teria que pagar pelo menos R$36.000.

 

Acha exagerado?

 

Veja bem, somente o aprofundamento na metodologia avançada de Meta Ads que usa IA e Machine Learning vale R$36.230,91, como você viu aqui.

 

Isso sem contar os outros benefícios…

O Que Você GanhaQuanto Vale
Acesso à Metodologia Disruptiva de Otimização e Escala de Facebook Ads de 1 CampanhaR$36.230,91
Plano de Transição de Estrutura de Facebook Ads R$497
Checklist de Implementação de 90 Dias Personalizado Para Seu NegócioR$1.997
Suporte Individual Por Whatsapp Por 3 Meses R$1.997
VALOR TOTALR$40.721,91

Porém, não se preocupe.

Você não terá que investir R$40.721,91 (apesar de esse ser o real valor de todo esse conhecimento e experiência)…

E nem mesmo metade disso.

Hoje você tem a chance de obter tudo isso por menos de 1/10 desse valor.

Conheça a Mentoria Newton

A Mentoria Newton é a Mentoria mais avançada de Meta Ads do Brasil. 

Ela trata de fundamentos básicos de como o machine learning e a experimentação científica funcionam no Meta Ads. 

Inspirada em Isaac Newton, que desvendou fundamentos básicos da Física, como a lei da gravidade.

Para saber mais sobre a Mentoria Newton e realizar sua aplicação, toque no botão abaixo:

F.A.Q

DÚVIDAS FREQUENTES

Essa Mentoria de Meta Ads, em específico, não. Ela é para empresários que já possuem um negócio estruturado e estão prontos para escalarem suas vendas com a metodologia descrita neste Guia. Se você ainda não fatura nada e está precisando de ajuda para sair do zero e começar a criar sua estrutura, recomendo minha Mentoria Individual Para Iniciantes.

Sim, funciona. A única diferença entre dropshipping e ecommerce tradicional é a parte logística e pós-venda. Toda a estratégia de marketing antes disso é igual para ambos.

Sim, toda a estratégia e metodologia explicada aqui e que é aprofundada na Mentoria também pode ser aplicada para infoprodutos.

Sim, funciona perfeitamente. De fato, esse é o melhor método que existe para rodar anúncios para esses negócios, visto que se gasta o mínimo de tempo possível trabalhando dentro do Gerenciador de Anúncios. Assim, você pode gastar o máximo de tempo possível entregando valor para seus clientes.

Se você quer entregar mais resultados para seus clientes (maior escala e menor CPA) ao mesmo tempo em que você mesmo trabalha menos tempo (ou seja, podendo até absorver mais clientes), então sim, ela é perfeita para você também.

Sim. Você também pode contratar sessões pontuais de apenas 90 minutos de Consultoria Individual, ao invés de 4 sessões. Entre em contato comigo aqui pelo Whatsapp e me explique suas necessidades específicas.

Sim, é possível. Entre em contato comigo aqui pelo Whatsapp e me explique um pouco melhor o seu caso para eu conseguir te oferecer a melhor solução personalizada possível para trabalharmos juntos de modo próximo e fazer seu negócio crescer exponencialmente.

Sim, e de longe. Você até pode anunciar múltiplos produtos de uma vez caso você rode anúncios no Google Shopping, ou mesmo no Catálogo do Facebook. Porém, como nessas redes você só vende para quem já quer comprar os produtos, que é somente cerca de 3% do mercado, você rapidamente irá bater em um teto. Pense bem, você está ignorando 97% do mercado ao anunciar dessa forma. Ou seja, nunca irá escalar absurdamente caso dependa apenas dessas redes. 

E mesmo que escale um pouco, será num nível 10x menor do que o que poderia escalar se escolhesse apenas o seu melhor funil de vendas para alavancar toda a IA e Machine Learning da Meta em 1 única campanha de Vendas. 

Por fim, você irá notar que até mesmo rodando Shopping ou Catálogo quase sempre terá 1-3 produtos que representam 80-90% das vendas. Novamente, o argumento de anunciar múltiplos produtos de uma vez como estratégia principal de crescimento de um negócio cai por terra. Não me entenda errado: ela até pode ser usada como uma estratégia secundária. Apenas não a principal, caso queira realmente crescer sua empresa de modo agressivo.

Leia a resposta acima primeiro.

A estratégia de rodar apenas catálogo pode te levar, em 90% dos casos, só até um teto de cerca de 20-30k/mês. Se quiser ir além disso, precisa anunciar para o topo do funil. Catálogo e shopping só alcança meio/fim de funil. 

Se você for ultra-focado em 1 nicho, 1 persona e 1 transformação, e fizer um trabalho excelente, você só precisa anunciar 1 oferta para faturar 100-500k/mês, e depois mais 1-3 ofertas adicionais para chegar até 1M/mês. Esse é o poder de ser ultra-focado.

Trabalhar com múltiplas ofertas simultâneas antes mesmo de estar faturando 100-500k/mês é uma distração ineficiente. 

O que você precisa entender é o seguinte: cada oferta possui uma eficiência diferente na hora de adquirir clientes para sua empresa. Com alguns produtos, você irá comprar clientes a um preço muito caro (alto CPA). Com outros, a um preço barato (baixos CPAs) – esses são os chamados “produtos isca”, aqueles ideias para adquirir novas jornadas de compra na sua esteira.

Não apenas isso, mas usar alguns produtos como porta de entrada para sua empresa resultam em um maior LTV. Enquanto outros, em um menor LTV. 

No final, os produtos mais eficientes que se deve anunciar para crescer uma empresa são aqueles que resultam na maior proporção LTV/CAC.

Depois que você tem uma oferta validada, gerando centenas/milhares de novos clientes por mês, com uma alta taxa de conversão, e em torno de 100-500k/mês, aí sim você introduz novos anúncios de novos produtos para gerarem novas jornadas de compra. Em muitos casos, é até mais recomendado manter 1 única campanha por objetivo até chegar em torno de 1M/mês, pois você foca em otimizar sua oferta, copy e anúncios ao máximo, ao invés de ficar perseguindo novos “objetos brilhantes”.

A única exceção a essa regra é quando você tem produtos para demografias diferentes, e por algum motivo, você é obrigado a anunciar ambos (e ainda assim eu questionaria qual das demografias seria a mais eficiente para adquirir novas jornadas de compra). Em tal caso, seria possível criar uma campanha para cada demografia (ex: uma campanha para um produto masculino e outra para um produto feminino).

Note bem que aqui estamos falando de novas campanhas para novos produtos/ofertas. Nada impede que você venda outros produtos dentro do mesmo funil para o qual você já anuncia (como em order bump, upsell, cross sell, etc.). A questão é que, na hora de gastar dinheiro anunciando, você deve anunciar somente uma oferta no Facebook – a mais eficiente.

Sim, também é possível.

Para essa solução, você pode entrar na minha solução de implementação, a Aceleração e Gestão de Performance. Ela é uma solução onde eu mesmo executo o método por você e gerencio os seus anúncios.

Ela é para quem está buscando um expert em Growth Marketing ao seu lado, e está pronto para uma parceria de longo prazo.

Caso queira saber mais dessa solução de implementação, clique aqui.

Sim, sou especialista em contingência de Facebook Ads e trabalho com nichos black há mais de 4 anos. Atualmente trabalho com uma série de nichos sensíveis, como skincare, encapsulados, suplementos, sex shop, cosméticos, renda extra e outros. Uso as principais ferramentas de contingência do mercado diariamente. Tenho uma Mentoria Individual exclusivamente dedicada para Contingência (Mentoria Morpheus) para você aprender estratégias de contingência atualizadas, caso deseje.

Sim, funciona porque o funcionamento e otimização do algoritmo do Facebook Ads e seu Machine Learning é o mesmo para qualquer país. Então você pode seguir a mesma estrutura e metodologia ensinada neste guia onde quer que esteja anunciando. A única diferença será a linguagem dos seus anúncios, copy, funis de venda, etc.

É simples, faça as seguintes perguntas ao seu sócio(a)/chefe:

  • As nossas campanhas no Facebook Ads estão com um CPA baixo?
  • As nossas campanhas no Facebook Ads estão escalando toda semana?
  • O tempo que gastamos no Facebook Ads é 2 horas por semana ou menos?
  • Estamos com fluxo de caixa positivo e crescendo a empresa todo mês?

Se ele respondeu “Sim” a todas as perguntas acima, então o negócio de vocês já está indo bem e vocês podem fechar essa janela.

Porém, se ele respondeu pelo menos um “Não” a alguma das perguntas acima, é um sinal de alerta e de ineficiência. É extremamente provável que vocês estejam usando uma estratégia obsoleta no Facebook e precisem de ajuda para mudar esse cenário.

Precisaria saber mais informações, pois cada caso é um caso. Entre em contato comigo aqui pelo Whatsapp.

No caso de agências externas, geralmente eles já possuem procedimentos operacionais padrão, e é extremamente improvável que eles aceitem mudar o procedimento padrão inteiro deles com base na solicitação de apenas 1 cliente (você). Nesses casos, cabe a você decidir os prós e contras de manter ou não tais parceiros.

Por outro lado, caso você possua funcionários internos na sua empresa responsáveis pela gestão de tráfego, é muito mais fácil alterar o procedimento padrão que eles seguem no dia a dia. Nesse caso, a Mentoria será perfeita para treiná-los e atualizá-los com essa metodologia disruptiva.

As campanhas Advantage Plus Shopping são um luxo reservado para poucos anunciantes. Isso porque essas campanhas só vão atrás de pessoas que já estão querendo comprar (no fim de funil). Elas são como um Remarketing disfarçado. Os motivos pelos quais isso é negativo são os mesmos pelos quais não se deve rodar campanhas separadas de Remarketing na Meta:

  • CPMs mais caros;
  • Frequências muito altas;
  • Causa má experiência aos usuários da Meta;
  • Desrespeita sua relação com a plataforma e o Ganha-Ganha;
  • Te dão a ilusão de bons retornos dentro do Gerenciador a curto prazo, mas isso não aparece como lucro na sua conta bancária no longo prazo;
  • Estrangulam o crescimento da sua empresa ao longo do tempo.

Se você quer um retorno rápido, as campanhas Advantage + até podem te dar isso, mas elas logo irão secar sua conta. Elas não servem para escalar seu negócio e encontrar novos clientes, apenas para vender para os que já estão no ponto de compra. Esse é o modo como essas campanhas estão funcionando atualmente, vamos ver se o algoritmo irá alterá-las futuramente. 

Dito isso, para contas que já estão gastando muito (algo como 10k+/dia) e faturando em torno de 1M/mês, as campanhas Advantage+ começam a fazer mais sentido – devido ao grande volume de pessoas no topo de funil, ela não irão “secar” a conta.

Existem ambas as opções.

Se você estiver precisando de um direcionamento individual totalmente personalizado e suporte exclusivo direto comigo, pode entrar na Mentoria 1:1 Newton (Individual).

Já se estiver buscando acesso ao método de modo mais acessível com um grupo que aprende junto com você e uma comunidade que executa o método, pode optar pela Mentoria Newton em grupo.

Se você chegou até aqui e ainda não tomou uma decisão, preciso te contar uma coisa:

A inércia e procrastinação não irão mudar os seus resultados. Eles irão ficar exatamente como estão, ou mesmo piorar.

Então, se você quer ganhar mais dinheiro com o Facook Ads e ter mais tempo livre para aproveitar sua vida, pare de adiar sua decisão. Saiba mais sobre minha Mentoria Newton focada em Meta Ads agora clicando no botão abaixo:

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