Como Aumentei As Vendas De Um Ecommerce Em 79% Em 1 mês

Como Aumentei As Vendas De Um Ecommerce

Veja como aumentei as vendas de um ecommerce de um cliente meu em quase 80% em apenas 1 mês.

A principal mudança: taxa de conversão

Nessa operação de um cliente no nicho de beleza feminina, o faturamento estava estagnado havia 3 meses. Decidimos focar em otimizar a taxa de conversão.

Apesar de ela não ser baixa (2,36%), conseguimos atuar para aumentá-la ainda mais (para 2,9%), ao mesmo tempo em que ainda investimos mais e tivemos mais sessões.

O que possibilitou um resultado tão diferente? Veja até o final para descubrir como aumentei as vendas desse ecommerce.

MUDANÇA 1) INFORMAÇÕES CLARAS SOBRE FRETE E PRAZO

Uma das maiores objeções no ecommerce (se não a maior) é o frete e prazo de entrega.

Antes, o usuário tinha que chegar até o checkout, e preencher vários dados, antes de ver o prazo de entrega de um produto na loja.

Implementamos um app que exibe uma janela para cálculo de frete e prazo logo na página do produto.

Assim, o usuário passou a saber de cara quanto custaria o frete, e o tempo que levaria para chegar. Obs: o frete dessa loja é quase sempre grátis, devido ao ticket mais alto dos produtos.

MUDANÇA 2) FOTOS PERSONALIZADAS DO PRODUTO

Antes, a página do principal produto da loja possuía apenas fotos 100% copiadas e coladas do site de fornecedores. Zero originalidade.

O dono da loja contratou um ensaio fotográfico com uma modelo (que representa o avatar da loja) para tirar fotos personalizadas usando o produto.

Exemplo: Isso é algo comum em lojas de moda, mas nem sempre é feito em outros mercados. Então, trouxemos essa ideia para o nicho de beleza feminina e itens de cabelo.

MUDANÇA 3) HEADLINE COM PROMESSA FORTE

Antes, as páginas dos principais produtos possuíam uma headline um pouco genérica e não chamativa.

O que fizemos foi uma simples mas eficaz mudança: headline com promessa e benefício.

Ao invés de simplesmente “O melhor alisador de cabelos”…

Mudamos para: “Tenha cabelos perfeitamente lisos e hidratados em 4 minutos, sem risco de se queimar”

Subheadline: “Pare de usar químicos caros que fazem mal ao seu cabelo”

MUDANÇA 4) VÍDEO DO PRODUTO SENDO USADO E BENEFÍCIOS

O dono da loja enviou o produto para uma influencer (representativa do nosso avatar) gravar um vídeo do produto sendo usado, com instruções de como usar, casos de uso e benefícios.

Colocamos esse vídeo logo depois da primeira dobra (para não pesar a página), abaixo da headline do produto.

Apenas como exemplo, se você abrir o site da Polishop, verá que quase todas as páginas de produto possuem um vídeo explicativo do produto, que praticamente o vende por si só.

MUDANÇA 5) TABELA COMPARATIVA VS ALTERNATIVAS

Se um usuário entra no seu site, não quer dizer que ele também não entra em outros. Os consumidores compararam você com concorrentes.

Então, nós mostramos para nossos visitantes que somos a melhor solução para o problema dele dentre todas alternativas.

Exemplo: crie uma tabela comparativa que compare você vs “outras opções” do mercado, e exalte seus pontos-fortes que os outros não têm.

MUDANÇA 6) GARANTIA IRRESISTÍVEL

Se você garante que seu cliente ficará satisfeito, ele assume que o produto só pode ser excelente. Ele se sente seguro ao comprar.

Então nós criamos uma garantia irresistível para os principais produtos da loja: Ou a cliente obtinha resultados (um cabelo perfeitamente liso após usar o produto e elogios das outras pessoas), ou ela podia devolver o produto e receber o investimento de volta dentro dos primeiros 30 dias.

Você pode ir até além disso, e oferecer garantias mais longas de 60, 90 e até 120 dias (especialmente útil para encapsulados, cosméticos e afins).

MUDANÇA 7) PROVA SOCIAL MASSIVA

Apesar da loja já ter algumas reviews antes, elas não eram suficientes. Eram muito genéricas, vagas e sem detalhes.

O que nós fizemos foi dar vida às provas sociais: provas sociais em vídeo com depoimentos (clipes em formato Youtube Shorts), incluindo de algumas influencers, grande aumento da quantidade de reviews na página (para mais de 100 reviews), e inserção das melhores reviews logo no começo (as mais ricas em detalhes e com storytelling).

Se você quer ter muitas provas sociais, precisa virar uma máquina de pedir reviews aos seus clientes. Ofereça incentivos a eles se necessário.

Foi assim que aumentei as vendas de um ecommerce de um cliente. Sem hackzinhos ou segredos, apenas trabalho estratégico e direcionado.

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