Aprenda Como Reduzir o CPA e Adquirir Clientes Pagando Menos
Se você roda anúncios online, certamente já se perguntou como reduzir seu CPA (Custo por Aquisição).
Embora eu ainda acredite que o grande ouro está em aumentar sua retenção e LTV (Lifetime Value), ainda é importante sempre buscar modos de reduzir seu custo de aquisição de clientes.
Veja até o final para saber como fazer isso com máxima eficácia…
1) Simplificação de Estrutura de Conta
Especialmente para Facebook Ads, isso é crucial. Esqueça estruturas complexas com várias campanhas e conjuntos sendo duplicados eternamente. Esqueça segmentações excessivas.
Quanto mais você fica duplicando e criando uma estrutura complicada, maior a sobreposição de leilão, e consequentemente, maior o CPM.
Embora pareça difícil de acreditar, estou tendo os melhores resultados com apenas 1 campanha CBO de Purchase por conta, deixando a IA do algoritmo alavancar todo a sua inteligência enquanto alimento ela com criativos de modo intenso. Simplifique.
2) Encontre Anúncios Melhores
O segredo não está em um público vencedor, e nem em uma segmentação obscura. Pare de buscar hacks dentro do Gerenciador de Anúncios.
O segredo está em fazer marketing de verdade.
David Ogilvy, considerado por alguns como o maior anunciante de todos os tempos, diz que “a decisão mais importante de todas está em como posicionar o seu produto aos olhos do público”.
Quer um exemplo?
“Elimine o mau odor em tapetes , tecidos e móveis com esse spray”
Esse era o ângulo de vendas da Febreza, um produto altamente inovador da P&G lançado há mais de 2 décadas.
E adivinha? Ele foi um fracasso, mal dando lucro para a empresa.
Porém, depois que eles mudaram o ângulo e promessa do produto, as vendas dispararam. A promessa mudou para: “Dê um toque de cheiro bom após finalizar sua limpeza”.
O público não queria usar o produto para eliminar o mau odor. Ele queria para reenforçar o bom odor, após finalizar uma limpeza. O ângulo do seu anúncio muda TUDO.
3) Melhore Sua Página de Vendas
Isso é outro modo de dizer para otimizar sua oferta, CRO (Conversion Rate Optimization) e UX (User Experience).
Se a cada 100 pessoas que visitam sua página, 1 compra, você tem 1% de taxa de conversão.
Mas se a cada 100 pessoas, 2 comprarem, sua taxa de conversão de 2% quer dizer que seu CPA caiu pela metade.
Pense em adicionar reviews, parcelamento sem juros, melhor frete, vídeos demonstrativos do produto, fotos bem trabalhadas, uma boa copy, garantia e comparação com concorrentes, por ex.
4) Melhore Sua Recuperação de Vendas
Somente cerca de 3% das pessoas no mercado estão prontas para comprar seu produto de cara.
As outras 97% ou irão te ignorar, ou irão abandonar seu funil. Isso quer dizer que você precisa ter um sistema de recuperação de vendas excelente.
Como automações de email marketing e sms, além de (idealmente) uma recuperação humanizada através do Whatsapp feita por um atendente treinado para quebrar objeções.
Vendas não recuperadas é dinheiro deixado na mesa.
Como Tudo Se Junta Matematicamente Para Reduzir Seu CPA
1) Simplificação de conta = CPM menor
2) Melhores anúncios = CTR maior
3) Melhor landing page = Taxa de conversão maior
4) Melhor recuperação = Taxa de aprovação maior
E no final…
CPA = [CPM / (1000 * CTR * Tx. Conv.)] * Tx. Aprov.
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