Ter um CPM caro no Facebook está cada vez mais comum.
Logo, tomar ações para abaixar seu CPM é essencial para otimizar seu ecommerce.
É o topo literal do funil, e se isso estiver caro, irá encarecer todas as etapas seguintes do funil.
1) Público
Públicos menores e muito segmentados encarecem o CPM.
É só olharmos as campanhas de remarketing: o público é bem menor e os CPMs disparam.
Para públicos frios, usar públicos de pelo menos 5-10 milhões de pessoas ajuda a abaixar o CPM.
Além disso, alguns tipos de públicos de Interesse podem influenciar no CPM caro no Facebook, devido à competitividade dos anunciantes neles.
2) Posicionamento
O posicionamento do anúncio tem grande influência no CPM.
O feed por exemplo é naturalmente mais caro, e quem anunciar só para feed com certeza sente isso.
Já um posicionamento mais novo de anúncios, como o Reels, está bem barato no momento.
Recomendo sempre iniciar pelo posicionamento automático, e depois otimizar para os melhores.
3) Textos do Anúncio
Aqui entra a headline, texto e descrição do anúncio, além dos textos contidos dentro da sua imagem.
Se nesses textos houverem palavras como: simples, rápido, frete grátis, prático, compre agora promoção, e outras que 95% dos anunciantes usam…
Tenha certeza que encarecerá seu CPM.
Por isso, busque usar palavras diferentes. Como “ágil” ao invés de “rápido”.
Use essa ferramenta para encontrar palavras similares para usar.
4) Formato do Criativo
Criativos em vídeo quase sempre possuem CPM mais caro do que imagens e carrosséis.
Porém, esse é um típico caso onde o CPM mais caro no Facebook se paga…
Isso porque vídeos convertem mais que imagens e carrosséis na maiorias dos casos (mas nem sempre).
Portanto, o ideal é testar os 3 formatos e ver como cada um performa.
5) Conteúdo do Criativo
Isso é o que de fato mais influencia na qualidade do seu anúncio.
Ou seja, quanto maior a qualidade do seu vídeo/imagem/carrossel, maior será sua relevância, e consequentemente, mais barato o CPM.
Dito de outra forma: criativos excelentes retém os usuários do Facebook na plataforma, e o Facebook te recompensa por isso com um CPM mais baixo.
6) Qualidade da Conta
Seu perfil, BM, contas de anúncios, fan pages, catálogos, lojas e até Whatsapp Business possuem um “score” dentro do Facebook.
Basta olhar sua Qualidade da Conta.
Caso o score de algum ativo ultrapasse certo limite (como 2.0 para fan pages), seu CPM automaticamente aumenta.
Então busque sempre trabalhar dentro das políticas do Facebook, evitando anúncios rejeitados e bloqueios.
7) Experiência Pós-Click
Caso a experiência do usuário após clicar no anúncio seja estimada como de baixa qualidade pelo algoritmo, seu CPM aumentará.
Coisas como demora alta no carregamento da página, excesso de popups, incoerência entre anúncio e site e UX (User Experience) ruim farão seu CPM aumentar.
Portanto, procure otimizar ao máximo a jornada do cliente após ele clicar no seu anúncio.
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