7 Motivos Que Deixam Seu CPM Caro No Facebook

aumento do CPM no Facebook Ads

Ter um CPM caro no Facebook está cada vez mais comum.

Logo, tomar ações para abaixar seu CPM é essencial para otimizar seu ecommerce.

É o topo literal do funil, e se isso estiver caro, irá encarecer todas as etapas seguintes do funil.

1) Público

Públicos menores e muito segmentados encarecem o CPM.

É só olharmos as campanhas de remarketing: o público é bem menor e os CPMs disparam.

Para públicos frios, usar públicos de pelo menos 5-10 milhões de pessoas ajuda a abaixar o CPM.

Além disso, alguns tipos de públicos de Interesse podem influenciar no CPM caro no Facebook, devido à competitividade dos anunciantes neles.

2) Posicionamento

O posicionamento do anúncio tem grande influência no CPM.

O feed por exemplo é naturalmente mais caro, e quem anunciar só para feed com certeza sente isso.

Já um posicionamento mais novo de anúncios, como o Reels, está bem barato no momento.

Recomendo sempre iniciar pelo posicionamento automático, e depois otimizar para os melhores.

3) Textos do Anúncio

Aqui entra a headline, texto e descrição do anúncio, além dos textos contidos dentro da sua imagem.

Se nesses textos houverem palavras como: simples, rápido, frete grátis, prático, compre agora promoção, e outras que 95% dos anunciantes usam…

Tenha certeza que encarecerá seu CPM.

Por isso, busque usar palavras diferentes. Como “ágil” ao invés de “rápido”.

Use essa ferramenta para encontrar palavras similares para usar.

4) Formato do Criativo

Criativos em vídeo quase sempre possuem CPM mais caro do que imagens e carrosséis.

Porém, esse é um típico caso onde o CPM mais caro no Facebook se paga…

Isso porque vídeos convertem mais que imagens e carrosséis na maiorias dos casos (mas nem sempre).

Portanto, o ideal é testar os 3 formatos e ver como cada um performa.

5) Conteúdo do Criativo

Isso é o que de fato mais influencia na qualidade do seu anúncio.

Ou seja, quanto maior a qualidade do seu vídeo/imagem/carrossel, maior será sua relevância, e consequentemente, mais barato o CPM.

Dito de outra forma: criativos excelentes retém os usuários do Facebook na plataforma, e o Facebook te recompensa por isso com um CPM mais baixo.

6) Qualidade da Conta

Seu perfil, BM, contas de anúncios, fan pages, catálogos, lojas e até Whatsapp Business possuem um “score” dentro do Facebook.

Basta olhar sua Qualidade da Conta.

Caso o score de algum ativo ultrapasse certo limite (como 2.0 para fan pages), seu CPM automaticamente aumenta.

Então busque sempre trabalhar dentro das políticas do Facebook, evitando anúncios rejeitados e bloqueios.

7) Experiência Pós-Click

Caso a experiência do usuário após clicar no anúncio seja estimada como de baixa qualidade pelo algoritmo, seu CPM aumentará.

Coisas como demora alta no carregamento da página, excesso de popups, incoerência entre anúncio e site e UX (User Experience) ruim farão seu CPM aumentar.

Portanto, procure otimizar ao máximo a jornada do cliente após ele clicar no seu anúncio.


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Meu trabalho para crescer empresas de modo acelerado é embasado pela experiência e conhecimento de alguns dos maiores especialistas, executivos, marketeiros, growth hackers, copywriters e anunciantes do mundo. Segue a bibliografia usada:

  • 100 Million Dollar Offers – Alex Hormozi
  • 100 Million Dollar Leads – Alex Hormozi
  • 12 Months To 1 Million – Ryan Daniel Moran
  • A Biblia de Vendas – Jeffrey Gitomer
  • A Estratégia do Oceano Azul – Renée Mauborgne, W. Chan Kim
  • A Startup Enxuta – Eric Ries
  • Antifrágil – Nassim Nicholas Taleb
  • As 48 Leis do Poder – Roberte Green
  • As Armas da Persuasão – Robert Cialdini
  • Breakthrough Advertising – Eugene Schwartz
  • Comece Pelo Porquê – Simon Sinek
  • Crie Seu Mercado no Mundo Digital – Bruno de Oliveira
  • Crossing the Chasm – Geoffrey A. Moore
  • Delivering Happiness – Tony Hsieh
  • Essencialismo – Greg McKeown
  • Ferramentas dos Titãs – Timothy Ferriss
  • Good To Great – Jim Collins 
  • Hacking Growth – Sean Ellis
  • Launch – Jeff Walker
  • Made To Stick – Dan Heath
  • Marketing 3.0, 4.0, 5.0 – Philip Kotler
  • Mastery – Robert Greene
  • Não Me Faça Pensar – Steve Krug
  • O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen
  • O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber
  • O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell
  • On Advertising – David Ogilvy
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
  • Outliers – Malcolm Gladwell
  • Palavras Que Vendem Milhões – Gustavo Ferreira
  • Pensa e Enriqueça – Napoleon Hill
  • Princípios – Ray Dalio
  • Purple Cow – Seth Godin
  • Receita Previsível – Aaron Ross
  • Rework – Jason Fried
  • Scientific Advertising – Claude Hopkins
  • Sell Like Crazy – Sabri Suby
  • Sprint – Jake Knapp
  • Storybrand – Donald Miller
  • The Copywriter’s Handbook – Robert Bly
  • The Design Of Everyday Things – Donald Norman
  • The Elements of Style – William Strunk Jr.
  • The Hard Thing About Hard Things – Ben Horowitz
  • The Long Tail – Chris Anderson
  • The One Thing – Gary Keller
  • The Personal MBA – Josh Kaufman
  • The Ultimate Sales Letter – Dan Kennedy
  • Universal Principles of Design – William Lidwell
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