Dropshipping Ou Ecommerce: Qual Escolher?

Ecommerce ou Dropshipping

Muita gente já veio me procurar perguntando minha opinião sobre isso: devo escolher dropshipping ou ecommerce para empreender?

E aqui, irei te passar uma visão sincera e direta do assunto.

A primeira verdade é que ambos são modelos de negócios validados.

Eu conheço empresários faturando mais de 1 milhão por mês no modelo de dropshipping. E também outros faturando isso no modelo de ecommerce.

Ou seja, ambos funcionam.

As maiores diferenças estão na longevidade do negócio, perfil do mercado, barreira de entrada, e dificuldades de escala.

Vamos analisar mais de perto os pros e contras de cada um…

Dropshipping – Prós

1) É excelente para validar produtos.

De acordo com Eric Ries, autor do livro “Lean Startup“, uma empresa deve gastar o mínimo possível até validar sua hipótese no mercado, o MVP (Minimum Viable Product).

Nesse caso, o drop é perfeito, pois você não gasta nada em estoque.

O risco é zero.

Se não vender, você simplesmente não compra do fornecedor.

2) Potencial de escala gigante.

Sendo limitado apenas pelo estoque das fábricas e pela sua equipe de atendimento (e bloqueios no Facebook).

Dropshipping – Contras

1) Se o produto vier da China, seu cliente irá esperar mais tempo, como de 2 a 3 semanas.

Isso atrapalha na experiência e encantamento do cliente para gerar recompra e LTV (lifetime value).

Além da qualidade do produto em si, que nem sempre é ótima.

2) Mercado mais “sujo”.

Infelizmente há muitos golpistas no drop, que vendem produtos e não entregam, ou prometem resultados milagrosos.

Ecommerce – Prós

1) Gera maior valor ao cliente. O prazo de entrega é menor e a chance de produtos bons, maior.

2) É mais fácil fidelizar clientes e criar maior LTV a longo prazo.

Algumas empresas de ecommerce conseguem ter exits milionários, algo quase impossível no drop.

Ecommerce – Contras

1) Risco maior.

Se não vender, seu estoque está lá parado, perdendo dinheiro.

2) Mais difícil escalar.

É preciso ter uma logística impecável para faturar milhões por mês. Isso além do controle e reposição de estoque necessários.


Precisa de alguém para ajudar a acelerar seu negócio com gestão de performance, seja dropshipping ou ecommerce?

Então dê uma olhada na minha página inicial grecos.com.br e veja se algum dos meus planos pode te ajudar.

Compartilhe o post

Meu trabalho para crescer empresas de modo acelerado é embasado pela experiência e conhecimento de alguns dos maiores especialistas, executivos, marketeiros, growth hackers, copywriters e anunciantes do mundo. Segue a bibliografia usada:

  • 100 Million Dollar Offers – Alex Hormozi
  • 100 Million Dollar Leads – Alex Hormozi
  • 12 Months To 1 Million – Ryan Daniel Moran
  • A Biblia de Vendas – Jeffrey Gitomer
  • A Estratégia do Oceano Azul – Renée Mauborgne, W. Chan Kim
  • A Startup Enxuta – Eric Ries
  • Antifrágil – Nassim Nicholas Taleb
  • As 48 Leis do Poder – Roberte Green
  • As Armas da Persuasão – Robert Cialdini
  • Breakthrough Advertising – Eugene Schwartz
  • Comece Pelo Porquê – Simon Sinek
  • Crie Seu Mercado no Mundo Digital – Bruno de Oliveira
  • Crossing the Chasm – Geoffrey A. Moore
  • Delivering Happiness – Tony Hsieh
  • Essencialismo – Greg McKeown
  • Ferramentas dos Titãs – Timothy Ferriss
  • Good To Great – Jim Collins 
  • Hacking Growth – Sean Ellis
  • Launch – Jeff Walker
  • Made To Stick – Dan Heath
  • Marketing 3.0, 4.0, 5.0 – Philip Kotler
  • Mastery – Robert Greene
  • Não Me Faça Pensar – Steve Krug
  • O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen
  • O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber
  • O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell
  • On Advertising – David Ogilvy
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
  • Outliers – Malcolm Gladwell
  • Palavras Que Vendem Milhões – Gustavo Ferreira
  • Pensa e Enriqueça – Napoleon Hill
  • Princípios – Ray Dalio
  • Purple Cow – Seth Godin
  • Receita Previsível – Aaron Ross
  • Rework – Jason Fried
  • Scientific Advertising – Claude Hopkins
  • Sell Like Crazy – Sabri Suby
  • Sprint – Jake Knapp
  • Storybrand – Donald Miller
  • The Copywriter’s Handbook – Robert Bly
  • The Design Of Everyday Things – Donald Norman
  • The Elements of Style – William Strunk Jr.
  • The Hard Thing About Hard Things – Ben Horowitz
  • The Long Tail – Chris Anderson
  • The One Thing – Gary Keller
  • The Personal MBA – Josh Kaufman
  • The Ultimate Sales Letter – Dan Kennedy
  • Universal Principles of Design – William Lidwell
  • Zero To One – Peter Thiel

 

Se você não quer ter que gastar 4 anos lendo tudo isso, trabalhe junto comigo. Vamos encurtar seu caminho e você terá sucesso muito, muito mais rápido.