Descubra 7 Ferramentas Para Ecommerce Que Separam os Homens dos Meninos
1) GOOGLE ANALYTICS
O GA é provavelmente a ferramenta mais completa e avançada para análise de dados e tomada de decisões.
Lá, você pode mensurar o desempenho de gêneros, faixas etárias, localizações geográficas, dispositivos, plataformas, canais de tráfego, públicos novos vs recorrentes, caminhos até a conversão…
E MUITO, muito mais.
Hoje em dia é obrigatória, principalmente após as mudanças do iOS14.
2) HOTJAR
O Hotjar é a ferramenta perfeita para analisar a UX (User Experience) da sua loja.
Será que a experiência do usuário em seu site é super fluida, simples e clara?
Ou há bugs, travas, pontos de melhoria a serem analisados e otimizados?
Acredite, quase nenhum site é perfeito, e sempre há pontos de otimização a serem trabalhados.
O Hotjar te ajudará a identificar eles.
3) GTMETRIX E GPI
O Gtmetrix e o Google Pagespeed Insights (GPI) são ferramentas para analisar a velocidade e performance do seu site.
Eles irão apontar o que pode estar causando um carregamento lento, como imagens, GIFs, javascript, CSS, etc.
São ferramentas ideias para você usar a cada alteração que realizar na sua página de vendas.
Assim, você sabe se a mudança impactou na performance da página, e evita perder tráfego.
4) ACTIVE CAMPAIGN
Essa é a minha ferramenta preferida de email marketing.
O AC te possibilita integrar com várias plataformas de ecommerce, e taguear cada cliente de acordo com a situação dele.
Assim, você pode criar automações para recuperação de boletos, pix, cartões, carrinhos…
Isso além de criar sequências longas e poderosas de emails para criar relacionamento e oferecer produtos de cross sell!
5) GOOGLE TRENDS E KEYWORD PLANNER
Use as duas ferramentas em conjunto para saber se produtos têm demanda, e para trabalhar o SEO da sua loja.
Ao buscar novos produtos para adicionar na loja, verifique se ele está em decadência no Google Trends (tendência sempre decrescente). Se sim, é um mau sinal.
Também cheque o volume mensal de buscas das keywords no Planejador de Palavras-Chave. O ideal é usar keywords com no mínimo uns 10k de buscas mensais.
6) BANCOS DE IMAGENS E VÍDEOS
Ferramentas essenciais para você compor belos criativos de imagem e vídeo para rodar nas fontes de tráfego.
Exemplos:
- Pexels
- Pixabay
- Unsplash
- Videezy
- Videvo
- Coverr
- iStock
7) ADVERONIX E DATA STUDIO
Essa combinação já é um pouco mais avançada, mas excelente para quem trabalha com diversas BMs e contas diferentes por motivos de contingência.
Para monitorar toda a performance de todas as suas contas em um só lugar com dashboards lindos, use o Adveronix e o Data Studio.
Você joga os dados das contas em uma Google Sheets usando o Adveronix, e da lá puxa para o Data Studio e monta o dashboard.
Essas são as principais ferramentas para ecommerce que uso aqui! E você, já usa alguma delas?
Precisa de alguém para ajudar a acelerar seu negócio com Gestão de Performance e que entenda bem das várias ferramentas para ecommerce profissionais?
Então dê uma olhada na minha página inicial grecos.com.br e preencha o formulário para agendar uma consultoria estratégica gratuita.