Lojas Genéricas Ou Nichadas no Dropshipping

Lojas genéricas ou nichadas no dropshpping

Aprenda Por Que Lojas Nichadas São Melhores Que Lojas Genéricas

Me conta, você vende de tudo para todos?

Lojas genéricas, onde não há um nicho definido, são aquelas onde há uma mistura de produtos de diferentes mercados.

Elas são o oposto das lojas nichadas, que focam em um segmento específico.

Vamos ver o porquê de lojas genéricas serem tão piores para vender e escalar um negócio…

1) MAIS DIFÍCIL TER AUTORIDADE

Me diga uma coisa…

Se você tivesse uma perna com fêmur quebrado, quem você gostaria que fizesse sua cirurgia…

Um ortopedista especialista em fêmur?

Ou um clínico geral?

No ecommerce é a mesma coisa.

As pessoas buscam comprar de quem entende muito da solução, seja uma roupa, produto de beleza, saúde, decoração, etc.

Elas querem experts no assunto, não generalistas.

2) MAIS DICÍFIL DEFINIR A PERSONA

Se na sua loja você vende ração de cachorro, limpador automotivo, creme anti-idade e um abajur…

Quem é a sua persona exatamente?

Fica difícil dizer, concorda?

Já em uma loja nichada, podemos ser bem mais granulares com o gênero, idade, escolaridade, estado civil, preferências, medos, anseios e desejos de nossos possíveis clientes.

3) MAIS DIFÍCIL ENGAJAR

Imagina como criar uma rede social engajante e com um relacionamento próximo ao cliente com uma loja genérica…

Não é uma tarefa fácil.

Afinal, nem uma persona há, então como criar linhas editoriais que prendam a atenção?

Já em lojas nichadas, suas redes sociais tendem a atrair leads que possuem dores/desejos específicos relacionados ao seu segmento.

Sua taxa de engajamento será maior.

4) MUITO MENOS LUCRO

Lojas genéricas dão menos lucro que lojas nichadas.

Isso pois em lojas nichadas você pode aumentar os preços e ainda vender.

Por quê?

Porque os clientes compram toda a experiência. Eles compram a marca. E não apenas o produto.

Eles preferem comprar de alguém que fale a língua deles. E pagam a mais por isso.

5) MENOR LTV

Lojas genéricas duram menos, e fecham mais rápido.

O LTV é menor, pois os clientes compram apenas 1 vez, e depois nunca mais voltam.

Já em lojas nichadas, o LTV é muito maior.

Se você tiver um branding totalmente alinhado com a dor/desejo do cliente, falar a língua dele e satisfazer suas necessidades, pode ter certeza que ele voltará,

E consequentemente, lojas nichadas duram muito mais no longo prazo.

6) EXIT QUASE IMPOSSÍVEL

É extremamente improvável que um dia você consiga ter um Exit (vender sua empresa para outra empresa/investidor) com uma loja genérica.

Nenhum investidor verá muito valor em uma loja sem persona, sem nicho, sem audiência, sem recorrência, sem LTV…

Já uma loja nichada tem muito mais chances de um dia, se você fizer um bom trabalho, poder ser vendida por milhões em um Exit.


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Meu trabalho para crescer empresas de modo acelerado é embasado pela experiência e conhecimento de alguns dos maiores especialistas, executivos, marketeiros, growth hackers, copywriters e anunciantes do mundo. Segue a bibliografia usada:

  • 100 Million Dollar Offers – Alex Hormozi
  • 100 Million Dollar Leads – Alex Hormozi
  • 12 Months To 1 Million – Ryan Daniel Moran
  • A Biblia de Vendas – Jeffrey Gitomer
  • A Estratégia do Oceano Azul – Renée Mauborgne, W. Chan Kim
  • A Startup Enxuta – Eric Ries
  • Antifrágil – Nassim Nicholas Taleb
  • As 48 Leis do Poder – Roberte Green
  • As Armas da Persuasão – Robert Cialdini
  • Breakthrough Advertising – Eugene Schwartz
  • Comece Pelo Porquê – Simon Sinek
  • Crie Seu Mercado no Mundo Digital – Bruno de Oliveira
  • Crossing the Chasm – Geoffrey A. Moore
  • Delivering Happiness – Tony Hsieh
  • Essencialismo – Greg McKeown
  • Ferramentas dos Titãs – Timothy Ferriss
  • Good To Great – Jim Collins 
  • Hacking Growth – Sean Ellis
  • Launch – Jeff Walker
  • Made To Stick – Dan Heath
  • Marketing 3.0, 4.0, 5.0 – Philip Kotler
  • Mastery – Robert Greene
  • Não Me Faça Pensar – Steve Krug
  • O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen
  • O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber
  • O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell
  • On Advertising – David Ogilvy
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
  • Outliers – Malcolm Gladwell
  • Palavras Que Vendem Milhões – Gustavo Ferreira
  • Pensa e Enriqueça – Napoleon Hill
  • Princípios – Ray Dalio
  • Purple Cow – Seth Godin
  • Receita Previsível – Aaron Ross
  • Rework – Jason Fried
  • Scientific Advertising – Claude Hopkins
  • Sell Like Crazy – Sabri Suby
  • Sprint – Jake Knapp
  • Storybrand – Donald Miller
  • The Copywriter’s Handbook – Robert Bly
  • The Design Of Everyday Things – Donald Norman
  • The Elements of Style – William Strunk Jr.
  • The Hard Thing About Hard Things – Ben Horowitz
  • The Long Tail – Chris Anderson
  • The One Thing – Gary Keller
  • The Personal MBA – Josh Kaufman
  • The Ultimate Sales Letter – Dan Kennedy
  • Universal Principles of Design – William Lidwell
  • Zero To One – Peter Thiel

 

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