Como Mensurar Campanhas do Facebook No Google Analytics

Como Mensurar Campanhas do Facebook No Google Analytics

Aprenda a Mensurar no Google Analytics e Ganhe Maior Asseritivdade

Me conta uma coisa…

Como que você analisa campanhas e toma decisões?

É apenas pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Se sim, tenho uma  notícia…

Desde a atualização do iOS14 em 2021, as métricas dentro do Gerenciador do Facebook já não são mais 100% confiáveis.

Atraso em métricas, algumas não são trackeadas…junte a isso script de compra de concorrentes e você terá que contratar um Sherlock Holmes para te ajudar a tomar uma decisão sobre pausar ou socar mais grana na campanha.

Sherlock Holmes foi parar nos assuntos em alta depois que descobriram que é  tudo ficção - NerdBunker

Não entenda errado. Ainda é possível analisar pelo Facebook, principalmente se você estiver com domínio verificado, mensuração agregada de eventos e API de conversões corretamente configurados (a tríade que o Facebook criou para combater o cenário imposto pela Apple).

Mas ainda assim, o jeito realmente profissional de mensurar e tomar decisões é usando UTMs com o Google Analytics.

O Google Analytics terá maior precisão e assertividade para tomada de decisões do que as outras ferramentas.

Abaixo irei demonstrar como implementar UTMs no Facebook Ads. Mas a lógica é bem semelhante para outras fontes de tráfego, seja o Tiktok, Taboola ou Pinterest, e até mesmo tráfego orgânico. (Obs: Fontes de tráfego do próprio Google já possuem UTMs automaticamente.)

CONHEÇA AS UTMS

As famosas UTMs (Urchin Traffic Monitors) são parâmetros criados pelo Google para monitorar com precisão de onde está vindo o tráfego de um site.

As principais são:

  • utm_source
  • utm_medium
  • utm_campaign
  • utm_content
  • utm_keyword

USANDO UTMS

De modo prático, você precisa inserir UTMs de modo manual em TODAS as campanhas que você rodar.

Lá na seção de “Anúncios”, há um campo específico para UTMs.

mensurar google analytics

Aqui é onde você adiciona os parâmetros.

Há diferentes formas de adicionar UTMs. Vou te passar aqui um exemplo de como uso:

  • utm_source = facebookads
  • utm_campaign = [NOME DA CAMPANHA]
  • utm_medium = [NOME DO CONJUNTO]
  • utm_content = [NOME DO ANÚNCIO]

NA PRÁTICA

Veja um exemplo:

mensurar google analytics

Agora é só rodar a campanha, que todo mundo que clicar no seu anúncio chegará na página de destino tagueado com as UTMs.

NO GOOGLE ANALYTICS

É óbvio que a tag do Google Analytics precisa estar corretamente instalada em seu site para isso funcionar, beleza?

Seu GA também precisa estar com o Comércio Eletrônico Avançado ativado para ver vendas.

Agora, lá no GA, vá em Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia.

Adicione “Campanha” como Dimensão Secundária, e pronto!

mensurar google analytics

Por aqui você consegue ver com mais precisão que no Facebook as vendas e receita de cada campanha e conjunto de anúncios.

Para ver dos anúncios sozinhos, é só adicionar  “Conteúdo do Anúncio” em Dimensão Secundária.

Apenas para finalizar, o GA irá ajudar muito sim. Mas não quer dizer que o GA servirá sozinho.

No GA por exemplo, você não terá as métricas topo de funil, como CPM, CTR e CPC.

Portanto, o ideal é usar AMBOS na hora da análise.

Dica bônus: para usar UTMs em outros locais, é possível usar essa ferramenta: https://ga-dev-tools.web.app/campaign-url-builder/


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Meu trabalho para crescer empresas de modo acelerado é embasado pela experiência e conhecimento de alguns dos maiores especialistas, executivos, marketeiros, growth hackers, copywriters e anunciantes do mundo. Segue a bibliografia usada:

  • 100 Million Dollar Offers – Alex Hormozi
  • 100 Million Dollar Leads – Alex Hormozi
  • 12 Months To 1 Million – Ryan Daniel Moran
  • A Biblia de Vendas – Jeffrey Gitomer
  • A Estratégia do Oceano Azul – Renée Mauborgne, W. Chan Kim
  • A Startup Enxuta – Eric Ries
  • Antifrágil – Nassim Nicholas Taleb
  • As 48 Leis do Poder – Roberte Green
  • As Armas da Persuasão – Robert Cialdini
  • Breakthrough Advertising – Eugene Schwartz
  • Comece Pelo Porquê – Simon Sinek
  • Crie Seu Mercado no Mundo Digital – Bruno de Oliveira
  • Crossing the Chasm – Geoffrey A. Moore
  • Delivering Happiness – Tony Hsieh
  • Essencialismo – Greg McKeown
  • Ferramentas dos Titãs – Timothy Ferriss
  • Good To Great – Jim Collins 
  • Hacking Growth – Sean Ellis
  • Launch – Jeff Walker
  • Made To Stick – Dan Heath
  • Marketing 3.0, 4.0, 5.0 – Philip Kotler
  • Mastery – Robert Greene
  • Não Me Faça Pensar – Steve Krug
  • O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen
  • O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber
  • O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell
  • On Advertising – David Ogilvy
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
  • Outliers – Malcolm Gladwell
  • Palavras Que Vendem Milhões – Gustavo Ferreira
  • Pensa e Enriqueça – Napoleon Hill
  • Princípios – Ray Dalio
  • Purple Cow – Seth Godin
  • Receita Previsível – Aaron Ross
  • Rework – Jason Fried
  • Scientific Advertising – Claude Hopkins
  • Sell Like Crazy – Sabri Suby
  • Sprint – Jake Knapp
  • Storybrand – Donald Miller
  • The Copywriter’s Handbook – Robert Bly
  • The Design Of Everyday Things – Donald Norman
  • The Elements of Style – William Strunk Jr.
  • The Hard Thing About Hard Things – Ben Horowitz
  • The Long Tail – Chris Anderson
  • The One Thing – Gary Keller
  • The Personal MBA – Josh Kaufman
  • The Ultimate Sales Letter – Dan Kennedy
  • Universal Principles of Design – William Lidwell
  • Zero To One – Peter Thiel

 

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