Aprenda a Mensurar no Google Analytics e Ganhe Maior Asseritivdade
Me conta uma coisa…
Como que você analisa campanhas e toma decisões?
É apenas pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook?
Se sim, tenho uma má notícia…
Desde a atualização do iOS14 em 2021, as métricas dentro do Gerenciador do Facebook já não são mais 100% confiáveis.
Atraso em métricas, algumas não são trackeadas…junte a isso script de compra de concorrentes e você terá que contratar um Sherlock Holmes para te ajudar a tomar uma decisão sobre pausar ou socar mais grana na campanha.
Não entenda errado. Ainda é possível analisar pelo Facebook, principalmente se você estiver com domínio verificado, mensuração agregada de eventos e API de conversões corretamente configurados (a tríade que o Facebook criou para combater o cenário imposto pela Apple).
Mas ainda assim, o jeito realmente profissional de mensurar e tomar decisões é usando UTMs com o Google Analytics.
O Google Analytics terá maior precisão e assertividade para tomada de decisões do que as outras ferramentas.
Abaixo irei demonstrar como implementar UTMs no Facebook Ads. Mas a lógica é bem semelhante para outras fontes de tráfego, seja o Tiktok, Taboola ou Pinterest, e até mesmo tráfego orgânico. (Obs: Fontes de tráfego do próprio Google já possuem UTMs automaticamente.)
CONHEÇA AS UTMS
As famosas UTMs (Urchin Traffic Monitors) são parâmetros criados pelo Google para monitorar com precisão de onde está vindo o tráfego de um site.
As principais são:
- utm_source
- utm_medium
- utm_campaign
- utm_content
- utm_keyword
USANDO UTMS
De modo prático, você precisa inserir UTMs de modo manual em TODAS as campanhas que você rodar.
Lá na seção de “Anúncios”, há um campo específico para UTMs.
Aqui é onde você adiciona os parâmetros.
Há diferentes formas de adicionar UTMs. Vou te passar aqui um exemplo de como uso:
- utm_source = facebookads
- utm_campaign = [NOME DA CAMPANHA]
- utm_medium = [NOME DO CONJUNTO]
- utm_content = [NOME DO ANÚNCIO]
NA PRÁTICA
Veja um exemplo:
Agora é só rodar a campanha, que todo mundo que clicar no seu anúncio chegará na página de destino tagueado com as UTMs.
NO GOOGLE ANALYTICS
É óbvio que a tag do Google Analytics precisa estar corretamente instalada em seu site para isso funcionar, beleza?
Seu GA também precisa estar com o Comércio Eletrônico Avançado ativado para ver vendas.
Agora, lá no GA, vá em Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia.
Adicione “Campanha” como Dimensão Secundária, e pronto!
Por aqui você consegue ver com mais precisão que no Facebook as vendas e receita de cada campanha e conjunto de anúncios.
Para ver dos anúncios sozinhos, é só adicionar “Conteúdo do Anúncio” em Dimensão Secundária.
Apenas para finalizar, o GA irá ajudar muito sim. Mas não quer dizer que o GA servirá sozinho.
No GA por exemplo, você não terá as métricas topo de funil, como CPM, CTR e CPC.
Portanto, o ideal é usar AMBOS na hora da análise.
Dica bônus: para usar UTMs em outros locais, é possível usar essa ferramenta: https://ga-dev-tools.web.app/campaign-url-builder/
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