Aprenda de uma vez por todas sobre o porquê não existe produto vencedor. E sim apenas marketing vencedor.
Se não é você, aposto que você conhece pelo menos um dono de ecommerce que vive copiando o produto dos outros.
Ele acredita que o segredo está no produto.
Vive espiando outras lojas, pagando ferramentas de spy para tentar encontrar qual seu próximo “produto vencedor”.
“Basta eu colocar esse produto na loja, fazer uma campanha para ele, que magicamente as vendas vão começar a aparecer!” – é o que se passa no inconsciente dele.
Posicionamento
O que ele não compreende é que não é o produto que vende.
O produto é uma mera concretização daquilo que realmente vende…
Que é o seu Marketing.
O que vende é a sua comunicação.
O seu posicionamento.
Como o seu cliente te enxerge na mente dele, comparado a outras alternativas.
Commodities Caras
Quantas marcas você já não viu por aí vendendo simples commodities, mas com um ticket mais caro que qualquer outro concorrente?
E ainda com uma taxa de conversão maior?
Tudo porque eles possuem um Marketing inovador e diferenciado.
- A Gummy hair vende balinhas com vitaminas por tickets de mais de R$300 e virou uma marca gigantesca e famosa.
- A Minimal Club vende kits de camisetas básicas por quase R$400 para um público que tradicionalmente não gosta de gastar muito, e virou uma das marcas de maior crescimento no ecom.
- A Bars Over Bottles vende desodorantes por um preço 4-5x maior do que o que você encontra numa farmácia, e conquistou uma legião de clientes.
Água Vencedora
Mas o meu exemplo favorito e mais disruptivo que já vi é o seguinte.
Qual é a maior commodity que existe?
Água.
Você já pensou em criar uma marca que vende ÁGUA?
E se diferenciar unicamente pelo Marketing?
Pois uma marca chama Liquid Death fez isso melhor do que qualquer outra empresa no mundo.
Aposto que 99,99% das pessoas, caso fossem abrir uma marca de água, fariam exatamente o comum e esperado:
“Água natural da montanha – a mais fresca do país”
“Poço Artes’água – a água mais cristalina e límpida que você já viu”
“Puríssima – pura e refrescante como deve ser”
Etc.
Contraste isso com:
“Morte Líquida – assassine a sua sede.”
Totalmente disruptivo.
Uma marca com uma linguagem e visual extremamente agressivo, e que, a propósito, também vende água:
As pessoas se identificam com a comunicação e posicionamento antes de tudo. Elas compram o produto como consequência.
E hoje, é uma marca que vale 700 milhões de dólares.
Não é sobre o produto. É sobre seu marketing. Pare de copiar os produtos dos outros achando que esse é o segredo.
Concluindo, não existe produto vencedor, existe marketing vencedor.
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