Não Use Públicos de Interesse e Lookalike no Facebook

não use públicos de interesse e looaklike

Se está com o CPA alto, não use mais públicos de Interesse e Lookalike (LaL) no Facebook Ads.

Isso porque toda vez que você “força” seus anúncios em um público pré-definido, ao invés de deixar o machine learning trabalhar, causa uma má experiência ao usuário.

Para corrigir isso, use o Público Aberto. Veja até o final para entender como.

Experiência do Usuário

A primeira coisa que você precisa ter em mente é como a Meta realmente funciona.

Em primeiro lugar, tudo o que a Meta faz é para proporcionar uma melhor experiência ao usuário dela.

Lembre-se que a Meta é uma empresa também e que visa gerar lucro para seu board de acionistas.

E o ativo mais precioso dela é a atenção e retenção dos usuários.

Ou seja, qualquer coisa que prejudique isso é uma ameaça para o modelo de negócios da Meta.

Chega de Socar Má UX

Para melhorar a experiência dos usuários, a Meta mudou completamente seu algoritmo de entrega de anúncios em 2018.

Antes, os anunciantes podiam “socar” o anúncio que queriam nas pessoas que escolhessem.

E para isso, utilizavam públicos de Interesse e LAL.

Mas a Meta parou com essa algazarra.

Depois da mudança, eles queriam que somente usuários que tivessem uma alta probabilidade de gostar e/ou engajar com o anúncio o vissem.

Tecnologia Obsoleta

Em decorrência disso, desde 2018 a equipe de engenharia da Meta parou de trabalhar e otimizar o “algoritmo antigo” dos grupos de interesses.

E o máximo que fizeram ao longo desses anos foi ir removendo alguns Interesses, diante dos perigos da GDPR e escândalos como do Cambridge Analytica.

Além disso, é estimado que cerca de 2/3 (66%) das pessoas dentro de um grupo de interesses esteja lá por engano.

Em outras palavras, e tecnologia é falha e antiga.

E pior: não equivale a intenção de compra.

O Criativo é quem segmenta

Se puder, emoldure essa frase e pendure num quadro na parede de onde está:

“Quem segmenta o público na Meta é o anúncio.”

E isso é feito com machine learning.

Veja bem: A Meta mostra o anúncio para 1.000 pessoas. Algumas irão gostar/engajar. E algumas, não. Com base nesse pool inicial, ela forma uma nova iteração de mais 1.000 pessoas ainda melhor do que a anterior, e repete isso continuamente.

Portanto, e a solução perfeita: só vê o conteúdo quem realmente tem interesse nele.

Público Aberto = Explorar

Quer ver um exemplo super rápido de como isso funciona na prática?

Agora mesmo, abra o “Explorar” do seu Instagram.

Veja como todo o conteúdo que está ali foi especialmente personalizado para corresponder aos seus gostos, preferências e hábitos.

É exatamente o mesmo tipo de lógica que se aplica no algoritmo do leilão dos anúncios.

E isso nos leva ao próximo ponto: o único público que permite que a machine learning use o seu criativo sem “travas” é o público Aberto.

Público Aberto vs outros

Aqui está o que acontece quando você segmenta público Aberto ao invés de públicos pré-definidos:

Você não limita o algoritmo. E você consegue escalar mais.

Além disso, seus criativos não fadigam. Você não exclui pessoas que querem comprar de você. E também, seus CPMs são menores.

Conclusão

Em suma, usar público de Interesse e LaL na Meta só irá fazer com você pague mais caro para impactar menos pessoas, e que ainda serão menos qualificadas.

Os CPMs ficam mais caros, e por consequência, os CPAs ficam mais caros.

Portanto, se quiser reduzir seu CPM, CPA e conseguir escalar mais, precisa usar o público Aberto.

Segmente apenas idade, gênero e localização.

O resto é por conta dos seus anúncios.

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